opinião

Homenagem aos que lutam em toda a América Latina

A Bolívia recuperou a democracia e a esperança e nos deu uma lição, para toda a América Latina, de que podemos recuperar a democracia e a esperança em todo o território. A luta e a vitória do povo boliviano é uma luz iluminando o caminho de todos nós, do México ao Uruguai. E ontem, Mujica, o grande Mujica, se recolheu.

O direito originário dos povos indígenas

O julgamento mais importante sobre as terras indígenas está na pauta do STF. No próximo dia 28 de outubro, a Suprema Corte irá analisar o recurso da FUNAI, que discute a posse da Terra Indígena Ibirama Laklaño, do povo Xokleng, localizada em Santa Catarina.

O futuro das periferias no pós-pandemia

Como nossa tecnologia é agregadora, nos juntamos a outras organizações negras de impacto social em uma coalizão e criamos a ÉDITODOS, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo negro e periférico pela ótica de quem vive isso de verdade.

O futuro das terras indígenas nas mãos do STF

O futuro das terras indígenas está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro presidente Luiz Fux incluiu na pauta de julgamento do dia 28 de outubro, o Recurso Extraordinário n.º 1.017.365, com repercussão geral reconhecida. Também conhecido como “caso...

Defesa nacional e mudanças climáticas

O relativo isolamento do Brasil, no Atlântico Sul, distante das regiões mais densamente populosas ou em guerra, além de dispor de mais recursos naturais, protege-nos das piores ameaças mas, nem de longe, pode nos livrar de pressões e impactos inéditos.

Notícia-crime contra Mourão

O Vice-Presidente da República fez, publicamente, apologia de autor de crimes, o público e notório torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Bolsonaro forma sua bancada no STF

Foi surpreendente a indicação do Kassio Nunes Marques para a vaga aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

Tributação pra quem?

Os recentes números divulgados sobre a atividade econômica e emprego no Brasil mostram de forma inequívoca a profunda recessão pela qual o País passa, boa parte dela agravada pela pandemia do novo coronavírus e o descontrole com que atravessou o território nacional.

Barraco Brasil

Uma leitura de Ivana Bentes sobre os “barracos” no RJ e SP que repercutiram nas redes. Com a cultura digital a gente vai vendo a cara das “elites” econômicas e não só as imagens dos pobres que sempre estiveram expostos por todos os meios.

Bolsonaro cometeu genocídio?

Em 20 de julho de 2020, protocolei no Supremo Tribunal Federal notícia-crime (nº 9020) por genocídio contra Bolsonaro, porque o mesmo sancionou a Lei 14021/2020 vetando uma série de dispositivos do Projeto de Lei 1142/2020, que tem por objetivo proteger povos...

Bê-a-bá bi

Se é verdade que a conclusão freudiana naturaliza a bissexualidade, fraturando a concepção ainda hegemônica de que se trata de um desvio anormal, é também plausível que dela se extraia um caráter transitório deste desejo que não se limita a um sexo ou a um gênero.

D. Pedro II, Getúlio, Juscelino e Lula

Na história do Brasil, entre os chefes de Estado, analisando sob o ponto de vista da importância que deram às artes e à cultura, se destacam D. Pedro II, Getúlio Vargas, Juscelino e Lula.