opinião

O que deveríamos estar fazendo no “Blackout Tuesday”

Estamos vivendo semanas intensas, cheias de gatilho e, para alguns, novos paradigmas e significâncias. E com eles, nesta terça, surgiu o Blackout Tuesday, que acarretou em uma chuva de post de quadrado preto - para provocar respostas sobre o assassinato de George...

Seu silêncio não vai proteger você

Analisando a minha trajetória e de amigas próximas enquanto sapatonas pretas, percebo a presença da tirania do silêncio em determinados momentos da vida. O medo que paralisa, o não conhecimento da opressão, a ausência de um termo específico para nomear aquela dor, a espera de alguém falar por nós…

Manifestações em tempos de pandemia

A pandemia se alastra pelas periferias do país e as pessoas mais afetadas são justamente as que menos têm condições de ocupar as ruas pela democracia e pelas vidas negras e pobres, suas vidas no mais das vezes. Não podemos ser cúmplices desse genocídio. Não é rolê, não é passeio, nem álibi para ignorar a quarentena dali em diante: é manifestação política.

Quando a montanha pariu um monstro

Nos últimos dias, não sem razão, assistiu-se a uma enxurrada de editoriais da chamada grande mídia denunciando: ações autoritárias do governo Bolsonaro, ataques à liberdade de imprensa, críticas à gestão da pandemia provocada pelo covid-19.

Democracia com luta, ou não haverá

O banditismo bolsonarista mostra todos os seus dentes simbólicos e escancara seu projeto da forma como é: leitinho para os supremacistas brancos e ritual Klu Klux Klan  dos mais para 30 que 300 à frente do STF. Mais lenha na fogueira da política brasileira, que...

Vivemos também uma pandemia de horror

Os assassinatos brutais do americano George Floyd, 46, e do nosso menino João Pedro, 14, pela violência policial nos Estados Unidos e no Brasil são flagrantes da desumanização de corpos negros, fruto de resquícios ainda vivos da escravização.

Aspectos jurídicos polêmicos sobre o inquérito das fake news

As medidas de busca e apreensão adotadas no âmbito do conhecido “inquérito das fake news”, instaurado e em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), levou a uma série de questionamentos jurídicos. Tal inquérito poderia ter sido aberto pelo próprio STF? A Corte teria essa prerrogativa?

Viva Marielle! Fora Bolsonaro!

A reunião ministerial de Bolsonaro, realizada um dia após a data do enforcamento de Tiradentes, foi um encontro de trabalho para traçar os planos macabros de seu governo. Ali, ficou bem nítido que a estratégia é aproveitar ao máximo a pandemia do coronavírus no Brasil para atacar seus inimigos: índios, quilombolas, todo o povo brasileiro.

Sangue de HSH tem poder!

Até que a Corte brasileira se posicionasse, proibia-se a doação de sangue por homens gays e bissexuais e mulheres trans no país. Estas identidades foram estrategicamente agrupadas em uma sigla: HSH. “Homens que fazem sexo com homens”.

Vamos salvar nossa economia?

Boa parte dos brasileiros estão indo contra as recomendações de isolamento social com o argumento de que não podemos parar nossa economia. Mas, afinal você sabe o que significa economia?

Às margens do rubicão

Numa analogia ao momento em que Júlio César violou as leis da República Romana. Os próximos passos podem definir o destino do nosso país.

Assédio nas escolas

Há não muito tempo, a sociedade aceitava e aplaudia relacionamentos entre professores e suas alunas. Mas era também o tempo em que mulheres casavam-se cedo e a pedofilia era naturalizada e romantizada. Felizmente, esse tempo acabou.

Pandemia e LGBTs: os impactos sobre a vida dos mais vulneráveis

Se você não faz parte da pequena parcela privilegiada da comunidade LGBT provavelmente esses dias têm sido ainda mais duros. É sabido por todes que a comunidade LGBT – principalmente as pessoas transvestigênereS (transexuais, travestis, não bináries) – vivem desde sempre um processo de marginalização e apartheid social.

“As mulheres estão sub-representadas na política”. Entrevista com Gleisi Hoffmann.

Gleisi Hoffmann já foi presidenta de movimentos estudantis a nível estadual e nacional. Foi ministra-chefe da Casa Civil, e presidenta do PT também a nível estadual e a nível nacional. Em entrevista, se posiciona ao respeito do lugar das mulheres na política, da Venezuela e da conjuntura geral no Brasil no meio å crise causada pela pandemia da Covid-19.

Maio e a luta negra por liberdade

por Renata Souza, Marina Iris e Seimour Souza Maio é um mês de luta e de disputa de narrativas para a história de negras e negros na construção do Brasil. Ao longo da história, grandes intelectuais como Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, Abdias do...

É pior do que parece…

Já está na hora de entendermos que a política adotada pelo governo Bolsonaro em relação ao combate a pandemia não é fruto apenas de despreparo e incompetência. 

O mito se desmancha

Foi divulgada, na semana passada, mais uma rodada da pesquisa de opinião pública realizada pela XP/IPESPE sobre a avaliação do governo pelos brasileiros. 50% dos entrevistados o consideram ruim ou péssimo e 25% como bom ou ótimo. 22% o vêem como regular. É o pior resultado para o governo desde a posse de Jair Bolsonaro como presidente.

Vômito Triunfal

“FAMÍLIA. Filho da Puta. Puta que o Pariu. Filho de uma égua. DEUS. Cacete. Foder. Fodido. PÁTRIA. Putaria. Porra. Merda. LIVRE MERCADO. Puta. Bosta. Estrume. Caralho. BRASIL”.

Breves conclusões sobre a reunião ministerial de 22/04/2020

A despeito dos xingamentos, palavras de baixo calão, quebra de decoro e comprovação sobre se o presidente da República interferiu politicamente ou não na Polícia Federal, para proteger seus filhos, familiares e amigos, há um outro aspecto que chama a atenção no vídeo...

Podre poder

Já se sabia das pautas tratadas na reunião ministerial de 22 de abril, mas são politicamente devastadoras as imagens gravadas e agora liberadas ao público, quase na íntegra, pelo ministro Celso de Melo, relator do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF).

Inaugural

Inaugurar é uma bela palavra que vem do latim inaugurare, que significa celebrar os ritos augurais, e relembra a função dos augures, aqueles que na Roma antiga eram convidados para prever o futuro a partir da observação do voo, do movimento, do canto das aves.

Hollywood e Donald Trump vs Douglas Kellner

Douglas Kellner é um dos principais críticos do papel ideologizante, normativo e cultural que Hollywood desempenhou ao redor do mundo. Em entrevista, ele fala sobre a idolatria dos eleitores de Donald Trump, sobre as fake news que a equipe de comunicação do presidente norte-americano espalha para poluir o cenário político, sobre Hollywood e sobre o Brasil.

De quarto em quarto e o entretenimento em quarentena

Por Ana Garcia Assim que o Brasil entrou em isolamento social e todos os festivais, shows e turnês começaram a ser cancelados, vi que em Portugal, país que já estava há pelo menos um mês em quarentena, era criado o Festival Eu Fico em Casa. Após ler sobre o festival...

A escalada do terror

Hoje (22) morreram mais 1.001 brasileiros vítimas de Covid-19, totalizando 21.048 vidas perdidas. Se considerarmos os óbitos mais recentes, a linha vermelha do gráfico acima, que representa a escalada da epidemia no Brasil, alcançou a linha azul, relativa aos Estados...

Transpoetas

teremos a coluna Transpoetas, que será uma coluna de diversos escritores trans trazendo debates sobre diversos assuntos através de suas perspectivas.

A tritura de Regina Duarte

Eu não tenho mandato, nem vontade para defender Regina Duarte. Reconheço o direito de quem queira ser de direita, mas ela foi longe demais nesse flerte recente com a demência e a necrofilia.

João Pedro e o necrotério chamado Rio de Janeiro

Os recentes acontecimentos, onde destaca-se claro a morte do menino João Pedro, revelam um Estado do Rio de Janeiro em colapso. Não há saída possível se não avançarmos numa agenda de substituição no próximo ciclo eleitoral da receita que acabou com o Rio de Janeiro e claro, isso só será possível se tivermos um pacto social.

O pânico da burguesia é o ócio (criativo) da quebrada

Quarentena explodindo e a favela tá como? Máscara e… pau na máquina! Não dá pra parar, não dá pra esperar a segunda parcela do auxílio chegar, já que, infelizmente, ainda é preciso comer todos os dias. E, pras gerações que ainda tão buscando seu lugar ao sol, tem mais: o ENEM não vai ser cancelado.

A epidemia se espalha pelo Alto Rio Negro

Não adiantou avisar, não adiantou prevenir. O coronavírus subiu o Rio Negro e chegou (provavelmente atravessou) à fronteira com a Colômbia. Barcelos, Santa Isabel e São Gabriel da Cachoeira – onde inexistem UTIs – somam 500 casos confirmados de covid-19 e a morte se espalha pela região.

Lições de empatia praticada por lideranças religiosas

Duas ações realizadas por lideranças religiosas me sensibilizaram muito na semana passada. Uma foi da ialorixá Valnizia Bianchi, a líder do Terreiro do Cobre, comunidade a que tenho a sorte de pertencer. A outra foi a concretização de uma ideia do padre Lázaro Muniz.

Um olhar sobre o vale invisível

Os colonizadores europeus ficaram babando quando se defrontaram com a Serra do Mar, que acompanha o litoral sul-sudeste do Brasil. Imaginavam montanhas de ouro e de pedras preciosas fazendo a fortuna de reis e de aventureiros.

 “Assim é, se lhe parece”

Em tempo de pós-verdade, Pirandello ganha atualidade por desvelar o teatro de sombras que encobre o real e dá contornos às aparências.

Boneco de ventríloco

A militarização do Ministério da Saúde é um agravante para a crise sanitária e para a imagem do Exército, pois é sob o seu manto que o presidente espalha incompententes por áreas técnicas, extremamente sensíveis para a vida dos brasileiros. Qualquer função de confiança do Estado virou cabide de emprego para militares. Que vergonha!

Razoabilidade e bom senso no combate à pandemia

O pedido de demissão do ex-ministro Nelson Teich (Saúde), com menos de um mês no exercício do cargo, colocou ainda mais lenha na fogueira de duas das mais significativas polêmicas criadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), desde que a pandemia de Covid-19 aportou no Brasil.

Bolsonaro é suicídio coletivo

Precisamos unir brasileiras e brasileiros em indignação geral da nação para tirar Bolsonaro da Presidência da República. Ele tem plena consciência de que o coronavírus é altamente contagioso e letal, em diversas cidades não há mais vagas nas UTIs, o colapso já chegou aos cemitérios e estamos alcançando o momento de pico da doença.

“MP da cara-de-pau”

Bolsonaro editou, anteontem, a Medida Provisória (MP) 966/2020, para tentar impedir qualquer pessoa ou instituição que tenha sido vitimada pela epidemia da Covid-19 de exercer o direito de responsabilizar judicialmente autoridades públicas que tenham tomado decisões danosas às suas vidas ou economias.

As bruxas da noite, o terror do exército nazista

“Lideradas pela temerária aviadora Marina Raskova, 115 mulheres compunham o 588º regimento de aviação soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Seus ataques suicidas durante a noite, enquanto desligavam seus velhos aviões Polikarpov Po-2, fizeram que o exército nazista as batizasse como “As Bruxas da Noite”.

O profeta do caos

“Presidente, vossa excelência tem sido por 30 anos um profeta no combate à criminalidade…”. Assim falou André Mendonça, que deixou a Advocacia-Geral da União (AGU) para assumir o Ministério da Justiça, em substituição a Sérgio Moro, demitido por Jair Bolsonaro.

MP vai virar “PL da grilagem”

A Câmara dos Deputados não votou ontem a Medida Provisória (MP) 910/2019, conhecida como “MP da Grilagem”. A bancada ruralista, o centrão e o gabinete do ódio juntaram-se para pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela sua aprovação.