Um dos pacotes, retido na Receita, é avaliado em R$ 16,5 mi. Outras nove pessoas também devem ser ouvidas

Ex-presidente Jair Bolsonaro e joias recebidas pela ditadura da Arábia Saudita. Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil. Montagem com foto das joias, Receita Federal.

Nesta quarta-feira (4), Jair Bolsonaro (PL) deve prestar depoimento presencial à Polícia Federal em Brasília sobre três conjuntos de joias presenteados pelo governo da Arábia Saudita a ele e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo o blog da Andréia Sadi no G1, o depoimento está marcado para as 14h30. Mauro Cid Barbosa, ajudante de ordens de Bolsonaro que intermediou a tentativa de liberação das joias na alfândega, também prestará depoimento em Brasília.

O inquérito da PF investiga se Bolsonaro cometeu o crime de peculato ao tentar manter as joias, especialmente um conjunto avaliado em R$ 16 milhões, que foi apreendido pela Receita Federal em outubro de 2021, como publicou a NINJA.

Estojo de joias com Rolex cravejado em diamantes. Foto: reprodução

O peculato é caracterizado quando um funcionário público se apropria de dinheiro ou bens que estejam sob sua responsabilidade em razão do cargo ocupado, e a pena para esse crime varia de 2 a 12 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Na semana passada, Bolsonaro foi intimado a prestar esclarecimentos à PF, após retornar aos Brasil da viagem aos Estados Unidos que durou três meses.

Leia mais:

Juristas concordam que Bolsonaro cometeu crime no caso das joias

Bolsonaro guardou joias, armas e Rolex de diamantes em fazenda de Nelson Piquet

Bolsonaro recebeu e se apropriou de mais um conjunto de joias com Rolex cravado em diamantes

Depois de tentar burlar a Receita Federal, Bolsonaro devolve joias e armas

Relação entre a venda de refinaria e escândalo das joias de Bolsonaro será investigada pelo Senado