Militante, professor, roteirista, produtor e diretor de cinema. Fotógrafo especializado em fotografia de documentário para a defesa dos direitos humanos. Escritor e jornalista.
Diretora executiva de Nossa América Verde. Jornalista, ecofeminista e antirracista. Desenvolveu seu ativismo ONG MIRIM Brasil, na ABONG, no IFM-SEI e está Conselheira de Direitos Humanos no Estado de Pernambuco.
Márcio Santilli é filósofo, sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA). Autor do livro Subvertendo a gramática e outras crônicas socioambientais. Deputado federal pelo PMDB (1983-1987) e presidente da Funai de 1995 a 1996.
Ativista em defesa dos direitos da mulheres e da cultura periférica. Mãe, poetisa, moradora do bairro Jd Maria Sampaio, zona sul de São Paulo. Atua no MTST há 8 anos. Membra das Juntas - ocupando a politica!
Silvana Bahia é codiretora do Olabi, organização social com foco em inovação, tecnologia e diversidade, por onde coordena a Pretalab e outras iniciativas.
Andréia de Jesus é advogada popular, deputada estadual em MG pelo PSOL/Muitas, compõe a Gabinetona - experiência de ocupação cidadã da política institucional.
Mônica Francisco é deputada estadual pelo PSOL (RJ) na #MandataQuilombo, cientista social, feminista e cria do Borel. Primeira mulher negra a presidir a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj. Não farão política sem nós!
Associação Nacional de Juristas pelos Direitos Humanos LGBT. A ANAJUDH tem por finalidade fundamental a defesa do direito à igualdade, promoção de direitos humanos da população LGBTI e a formação de juristas para atuarem nas demandas envolvendo Diversidade Sexual e de Gênero.
Poeta, compositora, multiartista. Doutora em Artes, Mestre em Literatura (USP), Pós-Doutorado UNICAMP/FAPESP. Estudou música no Mannes College of Music Nova York e teatro na Sala Beckett em Barcelona. Autora de Antropofagia Palimpsesto Selvagem, outros livros e discos.
Erika Hilton é co-deputada estadual em São Paulo pelo mandato coletivo da Bancada Ativista (PSOL). Ex-estudante de Gerontologia da UFSCar, ativista dos Direitos Humanos, transvestigênere, negra. Luta pelo direito à vida e à dignidade para todas aquelas que são marginalizadas e excluídas pelo CIStema.
Daniele Apone é pós-graduada em Economia e Gestão para Sustentabilidade pela UFRJ e graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo. Idealizadora da Entrenós, atua em planejamento e gestão de projetos socioambientais com foco em Mobilização Social e Negócios Sustentáveis.
Teólogo protestante-evangélico e professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF. Autor do livro: “Pandemia cristofascista” (Editora Recriar, 2020).
O História Oral Podcast é uma iniciativa independente que busca, exclusivamente promover debates e reflexões históricas. Antes de mais nada, o objetivo é provocar pensamentos críticos, valorizando a diversidade de ideias e a pluralidade metodológica.
Lev I. é internacionalista, historiador e professor. Apresentador e co-produtor do canal no youtube e do podcast Camarada Gringo e co-apresentador do FRONTeiras podcast, ambos parte do selo NINJACast.
Djefferson Amadeus é advogado criminalista e eleitoralista, coordenador do Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), mestre em direito e hermenêutica filosófica, pós-graduado em filosofia pela PUC-Rio, pós-graduado em processo penal pela ABDCONS-RJ e membro do MNU e do IANB.
Vanessa é jornalista, cubanista, host do podcast FRONTeiras e professora de comunicação. É Doutora em Ciências Sociais e Humanas pelas universidades Paris VIII Vincennes - Saint-Denis e pela UFABC e Mestra em Estudos Latino-americanos pelo Institut de Hautes Études de l'Amérique Latine, da Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris III, na França. Em 2013, foi correspondente em Havana, Cuba, para Radio France Internationale, onde também trabalhou como repórter e apresentadora.
Tecnologista, desenvolvedora e líder técnica de equipes plurais. Atua 11 anos no estudo sobre entrega ágil de software, liderança técnica, construção de produtos escaláveis e performáticos.
Engenheira de software no Itaú, trabalha com desenvolvimento Android e web, já atuou como mentora e palestrante em alguns eventos. É apaixonada por tecnologia, leituras feministas, música e sitcoms. É uma baixista frustrada, sonha em trabalhar com divulgação científica de tecnologia.
Publicitária, licenciada em artes, especialista em mídia informação e cultura pelo CELACC, ama um componente eletrônico no café da manhã, atualmente faz facu de Jogos da Fatec, constrói laboratórios makers, escreveu alguns livros de ficção científica, é parte do coletivo sanga de educadores. Lésbica, genderqueer, candomblecista abiyan.
Doutoranda em Feminismo e Tecnologia pela Univ. de Aveiro. Co-autora de 11 livros no Brasil e Portugal. Professora de transmedia (especialização no MIT), cursou New Media (Stanford), storytelling e empreendedorismo (Nasdaq Entrepreneurial Center). Jornalista (PUC-Rio), Mestre em Letras (UERJ), foi empreendedora de tecnologia e comunicação e Board Adivsory Member do Girls in Tech Brazil. É mentora do Mulheres no Comando.
Product Designer, trabalha com experiência do usuário na agência Jussi, baterista, integrante do Design Ativista desde 2019 e acredita que o design é uma ferramenta importante na transformação da sociedade.
Amante da cultura Maker porém fascinada pela cultura hacker. Engenheira da computação que descobriu que seu propósito de vida era ajudar as pessoas e compartilhar seus aprendizados. Bisexual que aprendeu muito cedo que podem existir sim.
Doutoranda em Literatura de língua inglesa da UERJ, Mestre pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, Bacharel em Literatura pela UNIRIO e Autora do romance "Não Esqueça", publicado em 2020 pela editora Caligari.
Especialista em Engenharia de Software por profissão e coração. Apaixonada por TI, música, viagens e gastronomia. Atuou como mentora technovation, e como engenheira de software em empresas multinacionais no Brasil. Implementou o uso do scrum em uma das empresas participantes do projeto da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, assim como também foi entusiasta da implementação da metodologia em startups de pagamento em Lisboa. Atualmente participa dos projetos EllasHackeam, ColuNinjas e exerce a função de Consultora .NET.
Mulher negra paraense, filha da dona Eunice, tecnologista, ativista e apaixonada por inclusão e desenvolvimento de jornada de pessoas negras e transgêneras na tecnologia e políticas públicas. Serviçal do seu gato Pipoca durante a maior parte do seu tempo e nas horas vagas é desenvolvedora de Software Front-End, doutoranda em Ciência da Computação pela PUCRS.
Kelly é desenvolvedora Web, feminista, faz parte da Ninja Hacker Space e Design Ativista onde trabalha com muito amor em diversos projetos com o coletivo.
É apaixonada por culinária vegana, animais e arte.
Mestra em Engenharia da Computação, TEDx Speaker, autora do blog e do canal DB4Beginners.com, criadora da Dani Academy. Após anos como desenvolvedora, já foi DBA, arquiteta e engenheira de dados. Ganhadora de prêmios como MongoDB Champion, Women in IA (prêmio concedido pela I2AI) e Microsoft Regional Director.
Jovem, negra e feminista, Moara Saboia é vereadora na cidade de Contagem-MG e atua como líder de governo na Câmara. Em sua trajetória política trabalhou como representante do Fórum Nacional da Juventude Negra, foi vice-presidenta da União Nacional de Estudantes (UNE) e, durante um período, foi a primeira presidenta negra do UNE.
Uma preta bissexual ocupando cargo de Liderança de Design, multiplicadora de conhecimentos, focada em pessoas, agilidade, produto e estratégia. Nas horas vagas: netflix, PS4, maracatu, cultura, praia, viagem e nudes.
Vereadora mais jovem da história de São Paulo, psicóloga, ativista da área da saúde, militante antirracista e autora do PL "SP é Solo Preto e Indígena".
Amanda Gondim é vereadora de Uberlândia pelo PDT e advogada formada pela UFU. Fundadora do Projeto Todas Por Ela, trabalha desde 2016 com a promoção dos direitos das mulheres. É PCD e ativista dos direitos humanos. Luta pelo Direito à cidade e pela implementação dos ODS.
Ágata Pauer é atriz, travaturga, comunicadora, pesquisadora desakademica e da cultura do funk. Estudante do Instituto Federal Fluminense, integrante do Movimento Negro Perifa Zumbi e coordenadora do Movimento de Mulheres da Região dos Lagos. Ativista, Artisvista e transfeminista.
Lançada em 2016, a Campanha busca construir um espaço de mobilização conjunta a partir dos territórios, povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado para enfrentar os graves conflitos que se dão no processo de ocupação predatória da região por distintos grupos econômicos.
Criada em 2010, a Rede Justiça Criminal é uma coalizão de nove organizações que luta para reverter a lógica do encarceramento em massa e por um sistema de justiça criminal que não viole os direitos e garantias dos cidadãos brasileiros.
Célio Turino caminha por aí, espalhando as ideias da Cultura Viva e do Bem Viver. É historiador e escritor, esteve como Secretário da Cidadania Cultural no Ministério da Cultura (2004/2010) quando idealizou e implantou os Pontos de Cultura no Brasil. Seu livro mais recente é POR TODOS OS CAMINHOS - Pontos de Cultura na América Latina (Ed. SESC, 2020)
Ediane Maria é a primeira deputada estadual empregada doméstica pelo PSOL de São Paulo. É mãe solo de quatro filhos e coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Nascida no sertão nordestino, vive em SP desde os 18 anos, onde trabalhou como babá e doméstica por mais de 20 anos.
Jornalista, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Ex-presidente da Associação Evangélica Brasileira e um dos fundadores da Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito, uma resposta ao grande número de crentes que defendem a justiça, o direito e a democracia.
Doutora em Direito Público, Mestra em Instituições Jurídico-Políticas e professora da Faculdade de Direito da UFPE e vereadora em Recife (PE). É advogada, mãe e feminista.
Jornalista e doutora em Comunicação e Cultura, Renata Souza é nascida e criada na Favela da Maré, no Rio. Negra e feminista, Renata atua na defesa dos Direitos Humanos há mais de 12 anos, eleita deputada estadual no RJ.
Designer de interação, rata de css3, apaixonada em bibliotecas de animação do javascript, viciada em prototipar ideias com arduino, RaspPi3, sensores IOT, impressão 3d. Sonha em se tornar uma artista tech, criar obras interativas e escrever livros com temáticas cyberpunk.
Rachel Daniel é produtora audiovisual, educomunicadora e feminista cristã. Constrói a Frente Evangélica pela Legalização do Aborto e é colaboradora da Mídia NINJA.
Co-fundadora do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, é hoje coordenadora da Ninja Ambiental. Jornalista e ativista nas lutas de Comunicação, Cultura e Direitos Humanos.
Travesti, feminista, trabalhadora sexual, autora do livro "E se eu fosse puta" (Hoo Editora, 2016) e prestes a terminar o doutorado em teoria literária pela UNICAMP.
Único gay declarado no Congresso, Jean Wyllys é um lutador incansável na defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais, da cidadania da população LGBT e de outras minorias no parlamento brasileiro.
Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, com Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Está deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais desde 2013.
Rapper, turbanista, professora de história, modelo Plus Size, poetisa, idealizadora da página Eu Empregada Doméstica e proprietária da marca “Audácia Afro Moda”.
Patricktor4 é DJ e radialista, comprometido com música, cultura e comunicação, circulou por meio mundo em festivais e com o seu Baile Tropical. Fundou e esteve à frente da rádio Frei Caneca FM, emissora pública do Recife. Atualmente faz parte do time Midia NINJA contribuindo com a plataforma SOM.vc
Sociólogo, foi duas vezes Ministro da Cultura, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e de Belo Horizonte. Duas vezes vereador e Secretário de Meio Ambiente em Salvador. Embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana.
Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha como freelancer de direção de arte e é autora do blog/canal Disbuga. Tem 30 e alguns anos (mas não precisa espalhar!), adora café, seriados, quadrinhos e uma boa conversa no boteco.
Monique Prada, trabalhadora sexual, feminista, ativista pelos direitos das prostitutas. Co-editora do projeto MundoInvisivel.ORG, uma das fundadoras da CUTS - Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais, hoje faz parte do Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres no Brasil.
Jornalista e editor do site Outras Palavras. Foi fundador da edição brasileira do Le Monde Diplomatique e participou da construção de outras iniciativas de mídia livre.
Foi secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. É professora, curadora e pesquisadora acadêmica, atua na área de comunicação e cultura, foi diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.
Médica cardiopediatra, feminista e atual Líder do PCdoB. Relatora da Lei Maria da Penha, autora da Lei Aldir Blanc 2 e está em seu oitavo mandato na Câmara Federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro. É uma das principais vozes em defesa da democracia dentro do Parlamento.
Jornalista, com trinta anos de carreira. Membro do FNDC, foi presidente da Rede Minas e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec) e editor-adjunto do caderno Ilustrada, na Folha de S. Paulo.
Precursor da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira sendo o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais.
Militante da comunicação e da cultura, ajudou a fundar o Intervozes e trabalhou como assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e como secretario executivo do Ministério da Cultura.
Feminista negra antiproibicionista e antipunitivista. Foi secretária adjunta de políticas para as mulheres e assessora especial da Secretaria do Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo, na gestão do Prefeito Fernando Haddad.
Jornalista especializado em política externa. Foi correspondente na França para vários veículos de mídia do Brasil e repórter na Radio France Internationale. Mestre em literatura pela Sorbonne Nouvelle Paris III e consultor no coletivo @favelanopoder.
Advogada Pública atuante na área cultural, estuda as narrativas jornalísticas sobre direitos e sobre violência. Atualmente, vive em Brasília e milita no movimento "O Barulho dessa Cidade é a nossa Voz".
Articulador Nacional do Movimento Funk. Empreendedor e Produtor Cultural. Estudante de Sociologia e Ciências Políticas na FESPSP. Foi Vice-Presidente da Associação Cultural Liga do Funk, onde fez a gestão do projeto social “Morada da Liga”, contemplado pela Lei de Incentivo à Periferia. Realiza o segundo mandato como Conselheiro do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE).
Gaúcha vegana, é Fora do Eixo e NINJA. Gestora da NINJA Hacker Space e tripulante da NAVE Coletiva. Acredita no amor e na transformação das pessoas e do mundo. Phd em sevirologia e desenrolo.
Professora na Universidade Federal de Uberlândia, mãe, ativista por direitos, atua no movimento feminista e movimento sindical docente. Foi presidenta da ADUFU-SS.
Pedro Borges é jornalista, um dos fundadores do portal de mídia negra Alma Preta, compõe a Rede de Jornalistas das Periferias, e é ativista antirracista
Arquiteta e urbanista, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pesquisadora em raça, gênero, sexualidade e comunicação. Publicitária, preta, sapatão, ciberativista e criadora do canal Sapatão Amiga e do podcast LesboSapiência.
Rede de ativismo alimentar que surge dentro das casas coletivas do Fora do Eixo e Mídia Ninja, e se conecta com cozinheiros ativistas e de redes de democratização do alimento.
Um dos principais mentores das marchas pela legalização da maconha no Brasil. Fundador do Growroom, plataforma de informação e ativismo sobre cultivo e questões políticas da cannabis.
Coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, cientista política, comunicóloga, educadora popular e doutoranda em Ciências pelo Instituto de Relações Internacionais da USP.
É gestor, pesquisador e professor, com doutorado em audiovisual pela USP . Foi presidente da Spcine, secretário executivo e secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura, além de secretário-adjunto da cultura no município de São Paulo.
Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação de 2013 a 2014 e de 2015 a 2018, assumiu a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Jornalista e apaixonado pela cultura popular brasileira. Há mais de dez anos transita por diversas mídias alternativas, nas quais passou principalmente pela revista Caros Amigos e pelo Brasil de Fato. Segue dando voz à resistência cultural.
Ativista por uma educação pública universal de qualidade, estudante de Filosofia na UFPR e Direito na PUCPR. Coordenadora jovem da Iniciativa 100Milhões. Nacionalmente conhecida por seu discurso em defesa do movimento de ocupação das escolas públicas.
Graduado em Economia, pós-graduado em História Contemporânea, mestre em História Social e doutorando em Ciências de Desenvolvimento Estratégico, autor do livro O caso Venezuelano (2016).
Professora e presidenta licenciada da Central Única dos Trabalhadores em Minas Gerais, e coordenadora-geral licenciada do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.
Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador do Laboratório de estudos sobre Internet e Cultura. Estuda padrões de dados nas redes sociais brasileiras.
Terena da aldeia Ipegue (MS), advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Pós-doutorando na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França.
Anielle Franco é mestra em Jornalismo e Inglês pela Universidade de Carolina do Norte nos EUA, graduada em letras pela UERJ. Hoje atua como professora, escritora, palestrante, e é a atual diretora do Instituto Marielle Franco.
[Em memória] Vereadora pelo PSOL no Rio de Janeiro e cria da favela da Maré. É socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em Administração Pública pela UFF.
Organização de mulheres negras. Atua com inovação, políticas públicas, cultura e impacto social. Responsável pela realização do Festival Latinidades - maior festival de mulheres negras da América Latina.
Delegado, doutor em ciência política pela UFF, advogado, jornalista e Hare Krishna. Membro da ONG anti-proibicionista Leap (Law Enforcement Against Prohibition).
Carina Vitral é feminista e presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE). Atualmente é pré-candidata a vereadora em São Paulo pela Bancada Feminista.
bancadafeministasp.com.br
Professora, pedagoga, mestre em Educação e doutoranda em Ciência Política. Deputada federal (PT-RS). Foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos (2011-2014).
Jornalistas e escritora, ativista lésbica feminista, integra os coletivos Ni Una Menos, Lohana Berkins e Emergentes. Editora do caderno feminista Las12 no jornal Pagina12.
Pedagoga, doutora em antropologia social e pós-doutora em sociologia, foi ministra do Ministério de Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo Dilma.
Gestor cultural e comunicador, integrante da equipe internacional do Fora do Eixo / Midia NINJA, é cofundador da plataforma Rede Cultura e da equipe de coordenação boliviana TELARTES.
Ativista social e midiativista no Coletivo Papo Reto - coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha.
Jornalista que passou por O DIA, TV Brasil, TV Bandeirantes e FSB. 10 anos no Congresso Nacional com comunicação parlamentar. Agora come juçara com camarão seco no Maranhão.
Ialorixá do Terreiro Ilê Axé Oxum Karê, é Conselheira do Colegiado de Cultura Afro-Brasileira do Conselho Nacional de Política Cultural, coordena o Ponto de Cultura Coco de Umbigada, e é presidente da Federação dos Coco de Roda de Pernambuco.
Escritor com mais de 20 livros publicados e doutor em Filosofia pela Universidade de Léon na Espanha. Entre outros cargos, foi secretário adjunto da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. É professor de Escrita Criativa em Brasília. Conheça mais: www.jefersonassumcao.com.br
Senador pelo PT, foi presidente da UNE e liderança dos cara pintadas no #ForaCollor. Autor da PEC 51 da desmilitarização das polícias e relator da CPI do Homicídio de Jovens.
Iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Sediado na UFMG, conta com a participação de grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras.
Movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil.