Caso seja escolhida pela organização da COP, Belém será a primeira cidade da Amazônia a receber o maior evento sobre mudanças climáticas

Lula na COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito (Mídia NINJA)

Belém, capital do estado do Pará, foi escolhida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) para sediar a COP30, em 2025, caso o Brasil seja definido como país sede do encontro mundial sobre mudanças climáticas. A informação foi confirmada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que anunciou em entrevista a jornalistas que Lula já formalizou a candidatura da capital paraense para ser sede.

“O presidente acaba de anunciar que Belém é a cidade escolhida pelo Brasil e já encaminhou, através do Itamaraty, a formalização da candidatura da cidade para sediar a COP30, em 2025”, disse o emedebista

Segundo o Helder Barbalho, a formalização da candidatura da capital paraense foi realizada na última quarta-feira (4), quando Barbalho se encontrou com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Melhorar a vida de quem vive na floresta

Ainda candidato à presidência da República, Lula falou em Belém a uma plateia formada também por ribeirinhos, pescadores, extrativistas, quilombolas, reitores de universitários e comunidade sobre a importância do modelo de vida sustentável da Amazônia para o planeta. Na ocasião, ele voltou a defender pesquisa para transformar parte da riqueza da  biodiversidade em possibilidade de melhorar a vida do povo que vive na Amazônia.

“Eu quero que vocês saibam que eu estou assumindo um compromisso delicado com vocês. Eu estou assumindo um compromisso delicado porque qualquer candidato pode fazer promessas, porque nunca fez nada. Agora, eu não posso assumir fazer promessa porque eu já governei. Eu preciso cuidar melhor dos indígenas, demarcar o território e garantir a demarcação, não permitir o garimpo ilegal em terra indígena na Amazônia, nem em lugar nenhum”, disse na ocasião.

Leia mais:

Ministério avalia memorial para lembrar resistência contra terrorismo em Brasília

Ex-secretário de segurança pública do DF, Anderson Torres tem prisão decretada

Limpeza retira mais de 60 toneladas de lixo de acampamento golpista em Brasília