“A estimativa de danos, totalmente, ainda não temos. Está sendo feita agora”, disse a ministra da Cultura

Foto: Agência Brasil

Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil, afirmou nesta terça-feira (10) que o governo federal avalia criar um memorial para que o país não se esqueça da violência dos atos terroristas às sedes do três poderes, em Brasília, no último domingo (8). Segundo Margareth Menezes, a estrutura ainda não foi completamente pensada e não há ainda local para a instalação.

“Isso é um tesouro artístico, tesouro do povo brasileiro. Isso é o pertencimento da nação, do Estado e que precisa ser respeitada a sua integridade. Então, a violência muito desrespeitosa e profunda. Esse memorial é para a gente deixar marcado isso, para que nunca mais possa acontecer outra violência desse nível com a memória, com o intocável que é a nossa democracia”, disse a ministra.

Durante visita aos locais que foral alvo de depredação, a ministra discutiu a recuperação dos itens com a primeira-dama Janja Lula da Silva e com o novo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

“A estimativa de danos, totalmente, ainda não temos. Está sendo feita agora, estava fechado por causa da perícia policial. Agora que os técnicos do Iphan vão começar essa perícia, pediram até quinta-feira à tarde. É daí que nós vamos ter a dimensão do que foi estragado, do custo disso e como que nós vamos fazer para fazer essa recuperação”, declarou a ministra durante coletiva de imprensa.

O ataque danificou diversos itens artísticos, entre as quais, o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, que fica no terceiro andar do Palácio do Planalto, avaliado em R$ 8 milhões.

*Com informações do G1

Leia mais:

Confira algumas obras de arte que foram danificadas em ato terrorista em Brasília

Iphan e Ibram vão recuperar obras de arte danificadas por terroristas

Lula, governadores e ministros avaliam prejuízos de invasão e reforçam democracia