Foto: Reprodução

Imagens em time-lapse de câmeras de monitoramento da Austrália circulam nas redes e impressionam. Elas mostram as águas de riachos subindo a ponto de deixarem estradas e ponte submersas em cidades do estado australiano de Queensland. Na segunda-feira (28), um homem morreu preso em seu carro, ampliando para 14 o número de vítimas fatais.

As câmeras mostram o impacto das inundações em Glenore Bridge, Glenore Grove, Helidon e Junction View. Os registros foram feitos entre o final de fevereiro e início de março.

Forças de segurança seguem em alerta realizando resgates e transferindo moradores para locais mais elevados. Com a previsão de mais chuvas, há risco de mais inundações e deslizamento de terras.

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) advertiu em relatório divulgado recentemente que a Austrália irá enfrentar “impactos significativos” e “mudanças irreversíveis” nos seus sistemas naturais devido à crise climática. Calor extremo e incêndios florestais seriam resultado das alterações climáticas. O aumento do nível da água e inundações, também.