Foto: Arquivo

Calouros do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do campus de Palotina, relatam cenas assustadoras de um trote que sofreram por alunos do segundo, terceiro e quarto período. Pelo menos 19 alunos sofreram queimaduras de 1º e 2º grau após quando veteranos jogaram creolina (uma mistura de desinfetante e germicida de uso veterinário).

Há relatos de que há 25 feridos, mas 6 deles ainda não fizeram denúncia. Os alunos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Palotina.

“Tinha gente chorando, desesperado e tremendo de dor. Uma colega chegou a desmaiar com tanta dor. Foi uma cena caótica e bem traumatizante”, disse uma das estudantes ao UOL.

A “cerimônia” do trote foi realizada na noite desta quarta-feira (30) em um terreno baldio na frente da universidade. Os alunos novatos foram ao local encurralados pelos veteranos após pedirem dinheiro no sinal. Eles acreditavam, no entanto, que a festa teria apenas brincadeiras leves.

“Era para ser só uma brincadeira, algo bem lúdico. Um trote clássico, com leite azedo, lama e cebola”, contou uma das estudantes ao UOL. “Foi quando vi que eles estavam com uma garrafa com um produto dentro e falaram que seria desinfetante. Fui a primeira pessoa que jogaram isso e tive queimaduras de 1º e 2º grau pelo corpo. Enquanto eu gritava, eles continuavam passando o produto em outras pessoas”.

Foto: Arquivo

Os estudantes procuraram a polícia e registraram boletim de ocorrência. Quatro pessoas já foram identificadas como autores do trote e foram presas por lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal, conforme informado pela Polícia Civil. Outros suspeitos são procurados e o caso segue sob investigação.

A Universidade informou que abriu um processo interno para apurar o caso. “Quero assegurar aos alunos e estudantes, como a toda comunidade que nós faremos uma uma apuração imediata e rigorosa das responsabilidades para que isso não possa se repetir”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca.

“Ressalto que a UFPR está indignada e que tomaremos rigorosas e imediatas medidas de apuração de responsabilidades, na medida que temos tolerância zero com relação ao trote violento e todas as demais formas de violência física, verbal ou mesmo simbólica”, afirmou o reitor no texto.

Confira a nota da da UFPR na íntegra:

A Universidade Federal do Paraná adota a posição institucional do trote sem violência, na conscientização dos alunos de que a recepção aos calouros deve ser um momento de alegria e integração com os veteranos. A UFPR não tolera nenhum tipo de violência e o episódio infeliz envolvendo calouros em Palotina é um caso isolado. A direção do Setor Palotina já abriu o processo de apuração de responsabilidade sobre esta ação de trote violento que resultou em queimaduras nos calouros.

O Reitor Ricardo Marcelo Fonseca enfatiza: “em primeiro lugar me solidarizo com os calouros e suas famílias, que deveriam estar em um momento de comemoração, alegria e não de dor. Porém, ressalto que a UFPR está indignada e que tomaremos rigorosas e imediatas medidas de apuração de responsabilidades, na medida que temos tolerância zero com relação ao trote violento e todas as demais formas de violência física, verbal ou mesmo simbólica”.

O estudante ou membro da comunidade que presenciar qualquer ato violento, discriminatório ou constrangedor com relação à recepção dos calouros pode realizar denúncia pelo telefone 41-984021131 ou por meio dos endereços de e-mail [email protected] e [email protected]