Foto: Reprodução / Facebook

Teólogo, ator, professor e historiador, pastor Henrique Vieira tem se dedicado ao combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Atualmente ele segue campanha pelo PSOL no Rio de Janeiro por uma vaga de deputada federal no Congresso Nacional, justamente onde uma forte bancada religiosa atua na construção de políticas de derrubada de direitos.

“Eu sou o discípulo do Jesus negro de Nazaré, eu estou vendo o fundamentalismo religioso usar a imagem e a memória de Jesus para produzir barbárie. Eu não tenho outra opção de vida se não fazer o contraponto”, disse o pastor em sua campanha.

“Em conversa com meus amigos, com meu partido PSOL, com movimentos sociais, entendemos que esse é o momento de uma candidatura de uma pastor negro para fazer o contraponto ao fundamentalismo religioso e política em Brasília, que é onde essa bancada mais se articula e produz essa série de violências”.

Henrique pastoreia na Igreja Batista do Caminho, comunidade itinerante que realiza suas celebrações em Niterói e Rio de Janeiro. É também membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Cresceu no pé da favela Vila Ipiranga, em um condomínio popular, e começou a pregar já adolescente.

Em 2015 se apaixonou pela palhaçaria e a partir dali construiu mais uma trajetória, conquistando papeis em peças teatrais, livros e um convite para participar como ator no filme Marighella, de Wagner Moura.

Sua campanha se pauta especialmente no combate ao racismo, na saúde, educação, direitos humanos, meio ambiente e combate à fome. “O que a gente defende é apenas uma cultura de respeito para que as pessoas possam viver em liberdade, considerando o estado laico e uma democracia”.

NINJA nas eleições

Esta entrevista faz parte de um projeto autônomo da Mídia NINJA para visibilidade para candidaturas antifascistas.

Quer saber mais da candidato? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/pastorhenriquevieira
▪️ Facebook – facebook.com/pastorhenriquevieira/
▪️ Twitter – twitter.com/pastorhenriquev