Foto: Júlia D’Ávila

Bruna Rodrigues, vereadora eleita com 5.366 votos em Porto Alegre, se lançou à campanha por uma vaga de deputada federal pelo PCdoB no Rio Grande do Sul. Com uma série de conquistas acumuladas em poucos anos na Câmara dos Vereadores, Bruna pretende levar a pauta antirracista à Assembleia Legislativa e repetir o feito histórico de dois anos atrás com a ocupação de uma bancada negra no parlamento gaúcho.

“Eu fui uma guria muito pobre. A fome, a violência, me permearam durante muito tempo”, afirma. “Então quando eu falo de como eu era antes da política, eu falo de uma série de forças, pensamentos, sentimentos que eu não tinha capacidade de pensar e organizar. Tinha uma revolta, uma raiva, uma série de questionamentos que eu não sabia resolver”.

Com uma adolescência marcada pela violência doméstica e pelo racismo, Bruna é nascida e criada na Vila Cruzeiro, periferia da cidade. “Eu não sabia por que passava fome, por que minha mãe apanhava, por que eu era barrada em determinados lugares. Pensar minha vida antes da política é pensar nesse brasileiro que não consegue olhar pra política e se ver”.

Apenas alguns meses depois que foi eleita, Bruna já protocolou três projetos de lei, incuindo o PL daViolência Doméstica, que institui prioridade de acesso aos programas e políticas sociais às mulheres vítimas de violência doméstica. Um dos principais marcos de seu mandato é dividido com Karen Santos (PSOL), Daiana Santos (PCdoB), Reginete Bispo (PT) e Matheus Gomes (PSOL), que formaram uma Frente Parlamentar Antirracista para combater as discriminações na casa legislativa.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/bruna.rodrigues65
▪️ Facebook – facebook.com/bruna.rodrigues65
▪️ Twitter – twitter.com/bru_rodrigues65

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher