Foto: Reprodução

O ativista Rosinaldo Rodrigues, que lutou em defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ e de trabalhadores do sexo, foi assassinado de forma brutal no início de fevereiro, informou o portal Amazônia Real. Sua família informou sobre seu desaparecimento e na segunda-feira, 14, encontraram seu corpo no IML da capital amazonense.

Ele ficou desaparecido por 9 dias até ser encontrado morto. Os laudos, conforme informado pelo portal, apontam que Rosinaldo “foi vítima de agressão física, tendo sofrido um traumatismo crânio-encefálico causado por um instrumento contundente”.

Rosinaldo era fundador da Associação Garotos da Noite que atua pelos direitos e contra discriminação de profissionais do sexo. A organização também faz o embate contra a homofobia e e preconceito às pessoas com HIV/Aids. Sua morte foi muito sentida por outros ativistas do Amazonas e pela comunidade LGBTQIAP+.

“Rosinaldo deixou marcos importantes. Suas plataformas de luta abriram portas importantes na formação, identidade, visibilidade e reconhecimento de segmentos vulnerabilizados e criminalizados historicamente. Sua voz será sempre lembrada e deixa um legado relevante para nós”, informou ao Amazônia Real a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e coordenadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Lidiany Cavalcante.