Foto: Divulgação / Arquivo

Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 com a obra “O Avesso da Pele”, o escritor Jeferson Tenório denunciou ataques e ameaças de morte que passou a receber nas redes depois que anunciou uma palestra em uma escola de Salvador, na Bahia.

Em um post no Instagram, o escritor relatou que registrou boletins de ocorrência para a apuração do caso. “Nas ameaças anônimas diziam que se caso eu fosse na escola eu teria ‘meu CPF cancelado’, ou que ‘teria de fugir do país’ para não ser metralhado”, relatou.

“Decidi tornar estas ameaças públicas para me proteger e também para que estas pessoas saibam que elas não podem cometer esses crimes e acharem que tudo ficará por isso mesmo. Não ficará”, contou o autor.

De acordo com Tenório, prints das ameaças e ofensas foram encaminhados à polícia da Bahia e todas as medidas judiciais estão sendo tomadas.

Sem garantia da segurança física do escritor, o evento aconteceu de forma virtual. Ao jornal, Tenório disse que realizou a conversa com os alunos e que não houve nenhum incidente.

“Por mais que saibamos que o Brasil se tornou um lugar de intolerância e discursos de ódio, para mim ainda é difícil compreender porque um escritor é atacado e ameaçado dessa forma tão violenta por falar de literatura numa escola”, acrescentou o escritor.

O avesso da pele: um Papo NINJA sobre literatura e racismo com o escritor Jeferson Tenório