Por R. Oliveira / O Asperger e Beatriz Fabiano

A cada quatro anos, a Copa do Mundo da FIFA reúne pessoas de várias nacionalidades em torno da celebração mundial pelo futebol. Além da tão cobiçada Taça de campeão, outro personagem da Copa se destaca entre os 22 jogadores em campo: as camisas das seleções.

Para os torcedores, vestir a camisa do time é mais que mostrar a sua paixão pelo clube ou seleção a qual pertence. É como se estivessem vestindo uma armadura que representasse a sua cultura e fosse ao campo de batalha defender o brasão da sua “casa”, como em Game Of Thrones.

Sabendo desse sentimento de pertencimento, as fornecedoras oficiais das seleções trazem para Copa do Mundo modelos que retratam a identidade das nações que será representada em campo pelos 11 atletas titulares. E isso acaba por fazer com que os gramados do torneio vire uma espécie de Fashion Week mundial.

ÁFRICA

Senegal:

Foto: Divulgação

Camarões:

Foto: Divulgação

Tunísia:

Foto: Divulgação

Com uma cultura muito diversa e com estéticas que representam os vários povos do continente, as seleções africanas são um espetáculo à parte com suas camisas. Em 2022, dentre as seleções do continente, Senegal e Tunísia se destacam pela simbologia trazida ao Catar.

Os Senegaleses se inspiraram na Copa de 2002, onde fizeram uma campanha histórica ao chegar às quartas de final. Já os tunisianos se inspiraram na “Armadura de Hannibal”, uma couraça encontrada em 1909 no país, atribuída ao lendário General.

No entanto, vale ressaltar a camisa histórica de Camarões da Copa de 2014, quando trouxe na estampa texturas tipicamente africanas com diversos leões, símbolo da seleção.

AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E SUL

Brasil:

Foto: Divulgação

México:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com uma aura mais latina, as camisas das seleções de todo o continente americano e do caribe geralmente representam as bandeiras de seus países através das cores estampadas nas camisas.

Dentre os destaque no Catar, o Brasil é que mais chama a atenção pela referência à Onça-Pintada (mais nítido na Camisa 2), para exaltar a garra brasileira.

Assim como em copas passadas, seguindo a tradição, a camisa do México ganha destaque pela alusão à cultura maia e asteca presente na história do país.

Já os modelos da Costa Rica para este ano apostam na tradicional homenagem às cores da bandeira do país.

EUROPA E ÁSIA

Holanda:

Foto: Divulgação

Irã:

Foto: Divulgação

Japão:

Foto: Divulgação

Com uma quantidade maior de países nesses continentes, e com uma singularidade de seleções do Oriente Médio e Oceania disputando vaga pelo Continente Asiático, poucas são as seleções que se destacam pelas suas camisas.

Entre elas está a Holanda, que em 1974 encantou o mundo com o carrossel holandês e marcou a copa com a utilização da cor laranja na camisa principal. Já o Irã, adotou desde 2014 a inclusão da Onça Persa que está em extinção no país, o que é um destaque importante no que tange à fauna do país. E não menos importante, o Japão sempre inova nos significados das suas camisas, como desde a representação do Origami até uma homenagem ao Oceano Pacífico.

A divulgação dos modelos de todas as camisas das seleções classificadas para a Copa do Mundo FIFA 2022, pode ser encontrada no portal de notícias esportivas “O Lance!”.

COLEÇÃO

Foto: Acervo de João Lucas Dal Farra

Foto: Acervo Pessoal

Em meio a tantas simbologias, significados e homenagens, as camisas das seleções têm um significado a mais para alguns torcedores, que elevam o status das camisas a outro patamar: o da coleção.

Seja pela estética ou pelo design chamativo da camisa, a verdade é que os fãs da Copa do Mundo adoram adquirir as camisas para guardar este pedaço da história do futebol mundial.

Para o baiano Mário* (nome fictício para preservar a identidade do entrevistado), o que mais chamou a atenção dele para comprar camisas das seleções da Islândia, Egito e Panamá foi o aspecto histórico em copas. Segundo ele: “eu decidi comprar a camisa dessas seleções, pois foram seleções que participaram pela primeira ou terceira vez numa copa do mundo, por não serem uma das melhores do mundo e pela estética da camisa.”

Para ele, o Top 3 das camisas das seleções de 2022 são:

1 – camisa 1 de Camarões
2 – camisa 1 da Tunísia
3 – camisa 2 do México

Já para o mineiro Gabriel Fraga, o que mais chama a atenção na hora de comprar determinada camisa das seleções é a aparência em si: “Se tem mais vínculos com os meus gostos de camisas tanto de uso pessoal como as de clubes.” No entanto, considera a afinidade que possui com as nações para realizar a aquisição das peças: “Geralmente as seleções que eu tenho maior repúdio, eu não compro de jeito nenhum e as considero feias mesmo quando são bonitas e tirando estas, vou mais na parte da estética das que eu tenho maior afinidade”, reitera o aficionado por futebol.

Para Gabriel, o Top 3 das camisas mais bonitas da Copa do Mundo 2022, são:

1 – Camisa 1 do Uruguai
2 – Camisa 1 do Brasil
3 – Camisa 2 da Inglaterra

Para o catarinense que atualmente vive em Madrid (Espanha), João Lucas Dal Farra, colecionador de camisas de futebol, com um acervo de aproximadamente 100 peças, diz que o que chama a sua atenção na hora de comprar determinada camisa de seleção é “a estética, principalmente, depois a história por trás do design”.

Além disso, confirma que o fato de comprar a camisa o faz se interessar mais pela seleção escolhida: “Principalmente quando é alguma seleção que não esteja tão no centro das atenções. Inclusive me parece que as fornecedoras têm mais liberdade de ousar mais nos modelos de camisa. Seleções mais tradicionais dificilmente recebem designs fora do padrão.”

Para João, o seu Top 3 das camisas deste mundial, são:

1- Camisa 2 do México
2- Camisa 1 do Brasil
3- Camisa 1 da Dinamarca