Foto: Divulgação

Por Marida Campbell para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023

A cada ano obras e atores de origem asiática ganham o merecido espaço na indústria cinematográfica, mas é uma longa jornada em um cenário repleto de preconceito. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é uma produção que traz elenco de origem asiática com papéis de destaque e conquistou o público e a crítica.

É em torno dos Wang que gira o conflito dramático de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Uma família chinesa cujos personagens fogem dos estereótipos dados aos orientais, seja de mestres nas artes marciais, de mulheres delicadas e tímidas, de gênios da matemática ou pertencentes a uma cultura exótica.

O núcleo familiar é formado por Evelyn Wang (Michelle Yeoh), Waymond Wang (Ke Huy Quan), Joy (Stephanie Hsu) e Gong-Gong (James Hong). Eles são pessoas simples, que vivem e trabalham em uma lavanderia, que têm problemas com o fisco e questões familiares mal resolvidas.

Obras como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo traz representatividade, além de abrir caminho para que atores asiáticos tenham mais oportunidades. Se reconhecer na tela é importante para inspirar jovens e adultos a trilharem seus caminhos na arte ou em outra área. Michelle Yeoh ao receber o prêmio de Melhor Atriz no SAG Awards 2023 ressaltou: “Não é apenas por mim, é por cada menina que se parece comigo”

Michelle Yeoh com o prêmio de Melhor Atriz no SAG Awards 2023. Foto: Divulgação.

O perfil de três atores de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo reflete o histórico de preconceito da indústria. Michelle Yeoh, que nasceu na Malásia, recebeu prêmios importantes por sua atuação no longa e se destaca no Oscar 2023 ao ser apresentada como a primeira asiática indicada na categoria de Melhor Atriz.

Contudo, a participação de atrizes asiáticas no cinema começou bem antes e o preconceito fez com que elas escondessem sua origem. Foi o caso de Merle Oberon, a primeira atriz indiana e maori a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 1936. Ela não reconhecia sua descendência por medo da discriminação e do impacto negativo que teria em sua carreira. Outra que fez história, mas escondeu suas origens, foi Vivien Leigh. Nascida na Índia, ganhou Oscar de Melhor Atriz por sua atuação nos filmes E o Vento Levou (1939) e Um Bonde Chamado Desejo (1951).

Foto: Divulgação

O veterano ator James Hong começou sua carreira no longa O Aventureiro de Hong-Kong, em 1955. Desde então, atuou em mais de 50 filmes e séries, fez trabalhos como dublador, além de ser produtor e roteirista. Apesar de sua longa trajetória, Hong recebeu apenas dois prêmios: o Annie Awards pela dublagem de Mr. Ping, em Kung Fu Panda Holiday (2010), e o SAG Awards 2023 na categoria de Melhor Elenco em Filme, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Em seu discurso no SAG Awards, Hong lembrou que há 70 anos os produtores diziam que atores asiáticos não eram bons o suficiente e não davam bilheteria. O tempo passou e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo já faturou mais de 107 milhões de dólares e é um dos favoritos nas principais categorias do Oscar 2023 com 11 indicações.

Foto: Divulgação

Outro ator que enfrentou a discriminação de Hollywood foi Ke Huy Quan, que começou sua carreira ainda criança nos filmes Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Os Goonies (1985). Nos anos seguintes, ele trabalhou em poucas produções, no cinema e na televisão, em papéis sem grande destaque.

Ke Huy Quan parou de atuar por falta de oportunidade para profissionais de origem asiática. Ele se formou em Cinema pela Universidade do Sul da Califórnia, em 1999, e começou a trabalhar nos bastidores da indústria cinematográfica como coordenador de equipe de dublês, assistente de direção e assistente de produção nos Estados Unidos e na Ásia.

Passado mais de 20 anos, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo marca seu retorno à grande tela como ator. Ke Huy Quan foi aclamado pelo público e pela crítica, recebeu mais de 60 prêmios e indicações por sua atuação, com destaque para o SAG Award quando se tornou o primeiro homem asiático premiado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Filme.

*Conteúdo produzido em Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023.