Terceira mulher indicada para Melhor Fotografia se torna a primeira a vencer o ASC Award na categoria e está um passo de conquistar o Oscar

Por Mariana N. Fernandes para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023

Com cerimônia prevista para o dia 12 de março, o Oscar de 2023 não é uma das melhores edições para as mulheres. Mas Mandy Walker traz a esperança do ano sendo a 3ª mulher indicada na categoria de fotografia.

Mandy Walker: a primeira cinegrafista feminina a ganhar o prêmio de melhor fotografia da AACTA.

Contrapondo o avanço da cerimônia de 2022, que premiou a 2ª mulher na categoria de Melhor Direção e indicou a 2ª mulher em Melhor Fotografia, a 95ª edição chega com menos indicações femininas às principais disputas do que a do ano anterior. O Oscar 2023 excluiu filmes como Mulher Rei (protagonizado por Viola Davis e dirigido por Gina Prince-Bythewood) e não indicou Sarah Polley pela direção de Entre Mulheres, curiosamente indicado na categoria de Melhor Filme.

Walker é a terceira indicada em uma categoria que em 95 anos nunca premiou uma mulher. Este ato se estende para outras premiações, como o caso da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, ASC (sigla em inglês), que também não havia premiado mulheres até então. Porém, na noite de 6 de março de 2023, a própria Mandy Walker se tornou a 1ª mulher a ganhar o prêmio, trazendo mais chances na corrida do Oscar.

Mandy Walker tornou-se a primeira mulher a vencer o principal prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, conhecida como ASC na sigla em inglês

 

Com o longa-metragem Elvis, filme de Baz Luhrmann que conta a história romantizada dos anos de sucesso do cantor Elvis Presley, a diretora de fotografia recebeu 14 indicações e até então ganhou 3 delas (ASC Award, AACTA Award e Audience Awrd) e segue na disputa do quarto prêmio.

Mandy Walker no set de “Elvis”. Foto: Divulgação

 

Para conhecer mais sobre Mandy Walker, além de Elvis, a diretora de fotografia está no mercado cinematográfico desde 88, tendo trabalhado em mais de 70 produções de acordo com o IMDB. Entre elas estão os ganhadores de prêmios: Austrália (2008), com Nicole Kidman e Hugh Jackman, e Estrelas Além do Tempo (2016), com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe. Além do mais recente live action da Disney, Mulan (2020). Todos trazem características bem marcantes de seu trabalho.

A diretora concorre com mais quatro homens. Entre os favoritos estão Florian Hoffmeister, por Tár, e James Friend, por Nada de Novo no Front. Caso a vitória de Walker se concretize, a premiação trará um valor simbólico muito importante para a comunidade cinematográfica que ainda está engatinhando na valorização de profissionais mulheres. Estamos na torcida!

*Conteúdo produzido para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023