Osil Vicente Guedes, de 49 anos, foi brutalmente agredido após ser suspeito de roubar uma motocicleta em Guarujá, no litoral de São Paulo. Dono do veículo informou à PM ter emprestado a moto à vítima

Osil Vicente Guedes. Foto: reprodução/redes sociais

Osil Vicente Guedes, de 49 anos, que foi brutalmente espancado por uma multidão após ser acusado injustamente de roubo de uma motocicleta, teve sua morte encefálica confirmada no domingo (7) pelo Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Osil foi agredido em Vicente de Carvalho na última quarta-feira (3). A Polícia Militar (PM) foi chamada para atender uma ocorrência de agressão com pedras e um pedaço de madeira. As testemunhas relataram à polícia que as agressões começaram após alguém gritar “pega ladrão”, direcionado a Osil, por um suposto roubo de motocicleta. No entanto, o dono da moto afirmou à corporação que conhecia Osil e que havia emprestado o veículo para ele.

A vítima foi internada na UTI do HSA e, após a confirmação da morte encefálica, os procedimentos necessários para doação de órgãos foram iniciados. A família da vítima está recebendo acompanhamento psicológico por um profissional do hospital.

Osil foi linchado exatamente nove anos após a morte de Fabiane Maria de Jesus, que também foi agredida sob a falsa acusação de sequestro de uma criança para rituais de “magia negra”, termo pejorativo utilizado de forma preconceituosa sobre ritos de religiões de matriz africana. Ambos os casos ocorreram em Guarujá e ambos foram vítimas de desinformação. No caso de Fabiane, foi comprovado que ela era inocente e nunca havia cometido um crime. A família luta por uma indenização das plataformas de redes sociais. A história de Fabiane foi retratada na novela Travessia, da Globo.

Fabiane Maria de Jesus. Foto: reprodução/redes sociais