O projeto Recria Cine – Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes, acontece desde 2016 em escolas públicas do município de Ervália, na Zona da Mata mineira.

Foto: Recria Itinerante

Após dois anos de pandemia e duas edições online, a mostra que acontece na cidade de Ervália-MG, fez uma itinerância inédita pela zona rural nos povoados de Ventania, Careço e Grama, entre abril e maio de 2022, alcançando um público total de cerca de 1000 pessoas.

Todas as atividades foram gratuitas para o público, envolvendo uma equipe de cerca de 40 pessoas. As ações atraíram não só as crianças, mas também muitos adultos que pouco ou nunca tiveram contato com teatro e cinema, visto que a sala de cinema mais próxima, em Ervália, foi fechada há mais de 40 anos.

André Castro, um dos produtores do projeto, afirmou que é um sonho antigo da rede levar a Recria Cine para a zona rural de Ervália. O projeto foi aprovado no Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais em 2020 e só pôde ser realizado em 2022, devido a pandemia da COVID-19. Segundo ele, valeu a pena esperar para esse encontro: “As crianças fizeram a gente se sentir em casa, nos acolheram e construíram o evento com a gente, mais do que para elas, a gente faz com elas”.

A Recria traz a formação de público, envolvendo atividades de apreciação, realização e dialogismo, enfocados no protagonismo infantil e na produção comunitária entre crianças e adultos.

Além da apreciação de filmes de todo o Brasil, a comunidade pôde realizar diversas oficinas de variadas linguagens artísticas, de jogos e brinquedos e de fazeres envolvidos na produção audiovisual.

Fotos: Recria Cine

Na oficina de cinema, as crianças tiveram a oportunidade de aprender um truque cinematográfico antigo, de George Méliès. O cineasta francês (1861- 1938) foi o mais famoso mágico ilusionista de seu país. Na produção audiovisual, foi o pioneiro no gênero de ficção científica e nas técnicas de efeitos especiais de “stop-motion”, a filmagem quadro-a-quadro que dá movimento a objetos inanimados. A arte da magia de fazer aparecer e desaparecer foi transportada para o audiovisual e aconteceu por acidente em um experimento de Méliès com o cinematógrafo dos irmãos Lumière. Essas técnicas ainda animam e aproximam a fantasia da realização audiovisual.

Fotos: Recria Cine

As crianças puderam participar da criação de filmes e passaram pelo exercício reflexivo de assistirem-se na telona, pois as exibições das produções aconteceram no mesmo dia da realização. Tratou-se de uma experiência de formação estética completa, envolvendo o fazer, o apreciar e o refletir sobre a produção artístico-cultural.

Assim como a arte mágica de aparecer e desaparecer, a Recria deixa um legado através da memória comunitária e do registro audiovisual. Certamente Ervália e os povoados da zona rural de seu entorno têm o pedido de bis dessa mostra diversa e plural, que recria laços comunitários através das artes.

Foto: Recria Cine