Diferença de tratamento: para apartar a briga, polícia empurra e imobiliza o adolescente negro enquanto deixa o garoto branco livre

Foto: Reprodução

Um vídeo de policiais separando uma briga em um shopping de Nova Jersey provocou indignação com acusações de que a polícia tratou os dois adolescentes envolvidos na briga – um negro e um branco – de forma diferente.

Em um vídeo que documenta a briga no shopping Bridgewater Commons, em Nova Jersey, os adolescentes podem ser vistos discutindo verbalmente.

“Tire a mão do meu rosto”, disse o adolescente negro.

Eles então começam a se empurrar, e uma briga física começa. O adolescente negro é jogado no chão pelo adolescente branco durante a luta. Dois policiais – um homem e uma mulher – chegam.

A policial feminina empurra o adolescente branco para um sofá próximo e gesticula para que ele fique lá. Ao mesmo tempo, o policial masculino joga o adolescente negro no chão, sentando nele e algemando-o, enquanto a policial rapidamente se ajoelha de costas para mantê-lo no chão.

“É porque ele é negro”, alguém diz ao fundo do vídeo.

“Fiquei confuso porque eles me viam como uma pessoa ruim, como um agressor”, disse Kye, de 14 anos, que pediu para não usar seu sobrenome. Ele afirmou que a briga começou depois que ele defendeu um amigo que estava sendo importunado pelo outro adolescente. Para ele, ver o vídeo dos policiais em cima dele por quase 30 segundos é assustador e frustrante.

“Se eles não sabem como tratar a situação e lidar com a situação de forma igual e justa, então eles nem deveriam lidar com ela”, disse ele. A mãe de Kye, Ebone, concorda. “Talvez eles pudessem ter interrompido a briga e os deixado de lado, chamado seus pais, sem usar algemas, sem agressão, lidando com eles como adolescentes”, disse ela.

Kye e sua mãe dizem que estão gratos pelo apoio e esperam que a justiça seja feita em relação aos policiais. “Que sejam demitidos!”, disse Kye. Ele foi banido do shopping por três anos.

Conforme publicado na CBS, uma investigação está em andamento sobre como os policiais lidaram com uma briga.

Publicado originalmente em Insider e CBS