O grupo alega que Aras não atende aos requisitos para ocupar seu cargo, e foi indicado apenas para blindar Bolsonaro

Foto: Agência Senado

As bancadas do PSOL e da Rede na Câmara dos Deputados protocolaram no Senado Federal, nesta quinta-feira (4), um pedido de impeachment do procurador-geral da república, Augusto Aras.

O grupo alega que Aras não atende aos requisitos para ocupar seu cargo, e foi indicado apenas para blindar o presidente Jair Bolsonaro (PL) contra acusações de crimes cometidos em seu governo.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) declarou que agora é “fora Aras” e “chega de impunidade”.

 

 

A pedido de Augusto Aras, já foram arquivados 104 petições denunciando ilegalidades cometidas por Bolsonaro, incluindo as cinco enviadas em decorrência das declarações golpistas feitas durante as manifestações de Sete de Setembro, em 2021.

Os autores do pedido relembram as declarações de Bolsonaro ao indicar Augusto Aras, quando ressaltou que procurava alguém alinhado com suas pautas. Aponta também para o fato de seu nome não ter sido um dos recomendados na lista tríplice da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a baixa atuação do órgão em ações judiciais contra atos do governo desde 2019, chegando ao seu nível mais baixo desde 1988.

Leia mais:

CPI da Covid: Senadores pedem inquérito por prevaricação contra a vice-procuradora-geral da República

PGR tenta livrar Bolsonaro e aliados de inquéritos propostos pela CPI e oposição reage