Lula e Haddad na aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira, 15, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% no primeiro tudo da disputa pela Presidência da República.

Na sequência estão Ciro Gomes (PDT) com 6%, Simone Tebet (MDB) com 2%, Vera Lúcia (PSTU) com 1%. Brancos e nulos somam 8% dos eleitores ouvidos, e os indecisos são 7%.

Já na simulação para o segundo turno Lula tem 51% de intenção de votos, contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 35%. Brancos e nulos são 9% e 5% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. O período abarca já a repercussão das medidas eleitoreiras de Bolsonaro como a liberação do Auxílio Emergencial, baixa no preço dos combustíveis e Auxílio Caminhoneiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

A liderança do petista também foi registrada em outros estados, como no Rio de Janeiro (35% contra 33%) e Minas Gerais (39% contra 26%).

Corrida estadual em São Paulo

Fernando Haddad (PT), que participou na tarde de hoje da aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP junto do ex-presidente Lula, também lidera a corrida para o executivo em seu estado. O petista aparece com 29% das intenções de votos para o Governo de São Paulo, de acordo com pesquisa Ipec também divulgada nesta segunda-feira (15).