Acordo representa uma ruptura importante em relação ao posicionamento do Brasil sob o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL)

Foto: Peter Ilicciev

O Brasil e a China firmaram um acordo para estabelecer um centro de cooperação em ciência e tecnologia da saúde, com foco na prevenção e controle de pandemias e epidemias. A criação do Centro Sino-Brasileiro de Pesquisa e Prevenção de Doenças Infecciosas ocorreu na terça-feira à noite (11), no horário brasileiro, e na quarta-feira de manhã (12), na China.

O acordo representa uma ruptura importante em relação ao posicionamento do Brasil sob o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL), como destacou o jornalista Jamil Chade.

O Centro terá sede em Pequim e no Campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e contará com pesquisadores de ambas as nacionalidades. Além de ampliar a cooperação técnica em saúde entre os países, a parceria também irá desenvolver produtos de saúde global, como testes de diagnóstico rápido, terapias, vacinas e fármacos.

Segundo Mário Moreira, presidente da Fiocruz, o próximo passo para institucionalizar o Centro será a realização de um seminário, previsto para ocorrer no último trimestre deste ano ou no primeiro trimestre do ano que vem.

O Centro irá estudar várias doenças infecciosas, incluindo a covid-19, que afeta ambos os países, bem como outras doenças como a febre amarela, mais comum no Brasil, influenza, chikungunya, zika, dengue, oropouche e tuberculose.