Halle Berry, que interpretou Leticia Musgrove em “A última ceia”, foi a mais recente ganhadora na categoria, em 2002

Hattie McDaniel, atriz e cantora norte-america, em 1940, tornou-se a primeira artista de origem africana a ser indicada e a receber um prêmio Oscar – o de “melhor atriz coadjuvante” por sua performance no drama … E o Vento levou. Foto: Getty Images

Por Giulia Paim para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Não é de hoje que vemos o Oscar esnobando trabalhos de mulheres e pessoas negras. Demorou 12 edições para que a primeira mulher negra, Hattie McDaniel, ganhasse o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em seu papel como Mammy em “E o Vento Levou” em 1940.

Já em 2002 tivemos a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Atriz. Halle Berry conquistou sua estatueta por conta do filme “A última Ceia”, onde interpretou a personagem Leticia Musgrove.

Halle Berry recebe o Oscar de melhor atriz. 2002. Foto: Getty Images

Em seu discurso, Halle fala sobre aquele momento servir para abrir portas para outras mulheres negras também chegaram ali, porém, após a premiação em 2002, somente em 2010 uma mulher negra foi novamente indicada, Gabourey Sidibe por seu trabalho em “Preciosa”, mas não levou o prêmio.

Em 2022 nenhuma mulher negra se quer foi indicada para a categoria de Melhor Atriz, e em 2023 temos o segundo ano seguido sem indicações. Completando assim, 21 anos sem nenhuma mulher negra ganhando nessa categoria.

Viola Davis, que recentemente conquistou o título EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony), e foi indicada ao Sag Awards e ao Bafta pelo seu papel como Nanisca em “Mulher Rei”, nem se quer foi indicada na categoria. A não indicação de Viola gerou revolta nos fãs na internet, que acreditaram que finalmente teríamos mais uma mulher negra a ganhar na categoria.

Viola Davis. Foto: Diageo World Class Canada and Audi Canada

Esse ano temos as indicadas na categoria de Melhor Atriz, as atrizes:

Ana de Armas (Blonde)
Andrea Risebourough (To Leslie)
Cate Blanchett (TÁR)
Michelle Williams (Os Fabelmans)
Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Para quem vai sua torcida?

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023