Escultura feita de madeira pelos indígenas será entregue aos premiados nas categorias de atuação como Angela Bassett, Michelle Yeoh e Cate Blanchett

Foto: Reprodução

Em ação contra o garimpo ilegal de ouro no Brasil, integrantes dos povos indígenas Yanomami, em parceria com a agência DM9, irão entregar uma versão alternativa da estatueta do Oscar. Os vencedores receberão uma escultura de madeira em formato da divindade Omama.

Antes da cerimônia, neste domingo (12), alguns indicados receberão, via redes sociais, um filme com Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, alertando para o fato de que o ouro assumiu o sentido de “morte e destruição” para os indígenas. Intitulado “The Cost of Gold” (O Custo do Ouro), o vídeo também faz um convite para que todos repensem o uso do ouro, trazendo dados e casos que comprovam o impacto social e ambiental da extração ilegal do metal valioso.

“As pessoas que vão ao Oscar têm o poder de mudar a cultura popular de todo o planeta. Abandonar o ouro é uma mudança que tem que começar por quem molda a cultura popular. Por isso estamos pedindo o apoio deles, para que o ouro ilegal vire um tema global, porque é sim uma tragédia global que até agora não recebeu a atenção necessária”, diz trecho da nota da Urihi Associação Yanomami. (via CNN Brasil)

Na lista de nomes que receberão a versão Yanomami da estatueta do Oscar estão: Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

Assista ao vídeo da ação: