Foto: Youtube / Reprodução

O escritor Olavo de Carvalho, conhecido como guru do presidente Jair Bolsonaro, morreu aos 74 anos, segundo informações da sua família. Ele estava internado em Richmond, nos Estados Unidos, onde vivia, após receber diagnóstico de covid. A causa da morte não foi divulgada.

Em suas redes, Heloisa de Carvalho, filha de Olavo, chegou a afirmar que o pai morreu de Covid e lamenta comemorações de morte. Ela é rompida com Olavo desde 2017. “No dia que o Olavo postou que não tinha uma morte por Covid, perdi uma querida amiga, que era viúva e deixou três crianças com menos de 10 anos órfãs. Olavo morreu de Covid, não tem como eu sentir grande tristeza pela morte dele, mas também não estou feliz. Sendo sincera comigo e meus sentimentos”, afirmou.

Olavo era conhecido por difundir ideias negacionistas a respeito da pandemia e propagar desinformação. Ele chegou a afirmar que “o suposto vírus não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel”. O professor teve dezenas de publicações removidas pelas próprias plataformas nas redes sociais por difundir mentiras.

Desde o dia 8 de janeiro as aulas do Curso Online de Filosofia estão sendo canceladas e no dia 15 os alunos foram informados por um grupo no Telegram que o professor foi diagnosticado com Covid.

Recentemente o guru bolsonarista fez uma viagem repentina aos Estados Unidos após ser intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento no Inquérito das Milícias Digitais, que tramita no Supremo Tribunal Federal. Ele estava no Brasil fazendo uma série de tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência mas embarcou sem qualquer aviso prévio. De acordo com o escritor, foi oferecido a ele um “voo repentino” para que embarcasse em “15 minutos”, sem dizer quem ofereceu, se era um voo particular ou comercial, ou mesmo o porquê da pressa.