Foram registradas longas filas em diversos consulados do Brasil no mundo, como em Lisboa, Portugal, cidade com o maior colégio eleitoral brasileiro no exterior

Brasileiros enfrentam filas para votar em Lisboa, Portugal. Cidade é o maior colégio eleitoral brasileiro no exterior. Foto: Divulgação/
@LucasRezende4

O segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (30) já tem participação recorde de brasileiros que vivem no exterior. Foram registradas longas filas em diversos consulados do Brasil no mundo, como em Lisboa, Portugal, cidade com o maior colégio eleitoral brasileiro no exterior.

Na Ásia e Oceania, os primeiros resultados confirmaram as tendências no primeiro turno. Na Coreia do Sul, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 126 votos, contra 70 para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na Austrália, os dados apontam 2970 votos para Lula, contra 1688 para Bolsonaro. No consulado brasileiro em Sidney, por exemplo, Lula ficou com 61% dos votos.


https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1586671240965771267

Na Nova Zelândia, Lula também venceu, com 353 votos. Bolsonaro ficou com 132. O petista também saiu vitorioso em Cingapura, com 231 votos. Bolsonaro ficou com 131. Na China, a vitória também foi para Lula.


https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1586670100844871681

Também está concluída a votação em parte da Europa, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso em diversas capitais. Em Paris, Lula ficou com 7885 votos, 82% do total. Bolsonaro somou apenas 1,6 mil, 17%.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Bolsonaro venceu no Japão. Em Nagoya, o presidente ficou com 84% dos votos, cerca de 3,4 mil. Já na Indonésia, o presidente venceu com 32 votos, contra 15 para o candidato do PT.

As informações foram divulgadas pela coluna de Jamil Chade, no Uol, que teve acesso a boletins de urna de seções eleitorais espalhadas fora do Brasil.

“Esses ainda não são os resultados oficiais, que só serão divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir das 17h, junto ao restante da apuração nacional. No entanto, é praxe que os boletins sejam impressos e anexados do lado de fora das seções após o encerramento da votação”, informa Jamil.

Resultado do primeiro turno

No primeiro turno, Lula somou 138 mil votos no exterior, o que representava 47% de apoio. Bolsonaro ficou com 41%, com 122 mil votos.

A eleição no exterior, em 2022, entra para a história como o processo com a maior participação de brasileiros desde que o pleito passou a ser organizado para os nacionais pelo mundo. Estão inscritos quase 700 mil brasileiros para votar, o dobro do volume registrado em 2014.

Neste ano, conforme o UOL revelou com exclusividade antes do primeiro turno, o Itamaraty reduziu o número de locais de votação, alegando que o sistema usado em 2018 de ampliar cidades com sessões eleitorais não teve uma avaliação positiva por todos os consulados do Brasil no exterior. O UOL pediu para saber quais foram os consulados que não aprovaram a iniciativa. Mas o Itamaraty jamais respondeu.

Com informações de Jamil Chade do UOL

Leia mais:

Lula vence na França e Oceania, apontam boletins de urna

Eleitores do exterior dão a Lula sete pontos de vantagem sobre Bolsonaro, mas são esquecidos pelos analistas