Eleições já foram encerradas em 59 países até as 12h. Boletins de urnas informam vitória de Lula na Nova Zelândia, Austrália, Tailândia, Hungria, França e Dinamarca

Brasileiros em frente a Embaixada de Cuba. Foto: Divulgação/Well de Oliveira

Boletins de urnas divulgados por brasileiros que moram no exterior mostram resultados das votações para a presidência da República em diferentes países, embora não de forma oficial — já que a divulgação final será feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir das 17h.

A autenticidade dos boletins de urna pode ser verificada no aplicativo Boletim na Mão, onde é possível ler os QR Codes correspondentes a cada seção de votação. No exterior, há a votação apenas para Presidente da República. No Brasil, também serão votados nomes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador.

Nova Zelândia – O primeiro local a abrir e a concluir a votação foi Wellington, capital da Nova Zelândia, que está 16 horas à frente do Brasil pelo fuso horário. Segundo informações do boletim de urna fixado na embaixada brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 329 votos de um total de 458, “vencendo” no país com 71%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 71 votos. Ciro Gomes (PDT) obteve 18 votos; Simone Tebet (MDB), 8.


https://twitter.com/CentralEleicoes/status/1576434584182353921?s=20&t=NQvSIoDFdaSFyRaMbWSBgw

Austrália – Lula também foi o que angariou mais votos. De acordo com a SBS, TV pública da Austrália, Lula obteve 3.672 votos contra 1.917 de Bolsonaro – uma vitória de 54,8% contra 28%. Boletins de urna em Sydney, Brisbane, Melbourne, Camberra e Perth apresentaram vitória do petista.


Outros países em que Lula já ganhou

Tailândia: Lula levou 46 votos, enquanto Bolsonaro teve 42. Também foram votados Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) – ambos com cinco votos – e Felipe D’Ávila (Novo), com seis votos.

Dinamarca: Em um dos colégios eleitorais da capital, Copenhague, leituras dos boletins de urna também apontaram favoritismo de Lula. De 1255 votos registrados, 936 votos foram para o petista – ou 74,5% do total. Bolsonaro conseguiu 147, ou 11,7%. Ciro Gomes teve 58 votos, e Simone Tebet, 56.


https://twitter.com/SRivoltril/status/1576603601333407744?s=20&t=7fpN98Lzwh99ub4CQtjVaQ

França: A contagem de votos em Paris, único local de votação para eleitores brasileiros na França, terminou pouco antes das 15h (horário de Brasília). De acordo com contagem extraoficial da agência RFI, Lula obteve 77,5% dos votos, contra 13,7% de Bolsonaro.

Hungria: Em um dos colégios eleitorais de Budapeste, Lula vencia com 175 votos, contra 44 de Bolsonaro. Ciro Gomes teve 8, Felipe D’Ávila, 8, Simone Tebet, 5 e Vera, 1.


Segundo informações do Uol, Bolsonaro teve a maioria dos votos no Japão e Israel.

TSE: Votação para presidente no exterior foi encerrada em 59 países até 12h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco a lista de países em que já foi encerrada a votação de brasileiros para a Presidência da República. Até 12h deste domingo, 2, a eleição já havia terminado em 59 países. Segundo a autoridade eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior neste ano, um número 39,21% superior em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais.

A votação no exterior também registrou alguns incidentes. A Justiça Eleitoral determinou a impugnação de uma das 58 urnas instaladas em Lisboa após uma tentativa de fraude. Um home de 45 anos foi detido após tentar votar duas vezes em seções eleitorais vizinhas na capital portuguesa.

Lista de países onde a votação para presidente já foi encerrada:

África do Sul

Alemanha

Arábia Saudita

Austrália

Barein

Bélgica

Bulgária

Catar

China

Hong Kong (Província da China)

Chipre

Coreia do Sul

Dinamarca

Egito

Emirados Árabes Unidos

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Estônia

Filipinas

Finlândia

França

Grécia

Holanda

Hungria

India

Indonésia

Irã

Israel

Itália

Japão

Jordânia

Kuwait

Líbano

Luxemburgo

Malásia

Moçambique

Namíbia

Nepal

Noruega

Nova Zelândia

Omã

Palestina

Polônia

Quênia

República Tcheca

Romênia

Rússia (Federação Rússia)

Singapura

Suécia

Suíça

Tailândia

Taiwan

Tanzânia

Timor Leste

Turquia

Vietnã

Zâmbia