Foto: Arquivo pessoal

Nessa segunda-feira, 28, em Porto Alegre (RS), a jornalista e ativista política Manuela D’Ávila foi tomar a 4ª dose da vacina contra a covid-19 e se deparou com novo erro no sistema do Sistema Único de Saúde – SUS. Ao dar seu CPF, o cadastro mostra que ela está morta.

“Ocorre que sai com o registro da minha vacina apenas físico porque ela não conseguiu incorporar ao sistema. Por quê? Porque consto como morta. Não tem como registrar vacina depois da data de óbito”, relata Manuela.

Em uma publicação em seu Instagram ela relata a exaustão com esse tipo de ataque e revela já ter passado por essa situação antes. “Eles me ‘mataram’ mais uma vez.”, desabafa. Quando foi tomar sua primeira vacina a situação foi semelhante.

A alteração de dados no cadastro de personalidades políticas também não é novidade no cenário brasileiro, Guilherme Boulos e Gleisi Hoffman também passaram pelo mesmo desconforto em julho de 2021.

Manuela, que é vítima frequente de bolsonaristas, relata o cansaço com os ataques. “Vocês tem ideia do grau de exaustão que me sinto? Nos últimos anos fui morta no sistema algumas vezes. Sei que essa morte é a expressão mais profunda dos desejos bolsonaristas mas eu, como cidadã, preciso enfrentar uma guerra de guerrilhas infinitas para ter um direito básico garantido.”

E reforça a esperança com o novo governo. “O Estado brasileiro foi destruído por essa gangue e virou uma máquina de violência. Que chegue logo ao fim. que chegue logo primeiro de janeiro. Que a gente não esqueça, que justiça seja feita.”