Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Diego Laguna

Gana conquista grande vitoria sobre a Coreia do Sul no estádio Cidade da Educação. O placar de 3 x 2 veio depois de gols ganeses em momentos de baixa no jogo, mostrando resiliência de uma seleção que precisava do resultado para seguir viva na copa.

O primeiro tempo começou com a seleção sul-coreana empurrando os ganeses para trás. O domínio a partir da posse de bola fazia dos asiáticos os grandes favoritos a inaugurar o marcador no Catar, pelo menos nos primeiros 20 minutos de jogo. O detalhe é que o futebol nem sempre é tão racional. Na primeira chance real em bola lançada na área, Salisu, defensor do país africano, aproveitou uma sobra e fez 1 x 0 para Gana. O estrago ficou ainda maior quando ainda no primeiro tempo Kudus fez de cabeça o segundo gol da partida, também para a equipe ganesa. A Coreia do Sul sentiu o baque dos dois gols e perdeu a efetividade de sua posse de bola, indo para o intervalo com a desvantagem no placar e na parte emocional.

A segunda etapa nada deveu em emoção. Os sul-coreanos aproveitaram a desatenção dos ganeses e conseguiram, em duas espetadas, fazer dois gols e empatar o jogo. O empate foi logrado tendo Cho Gue-Sung, centroavante da equipe, como o herói, com dois gols de cabeça um atrás do outro. Quando todos achavam que a recuperação dos asiáticos derrubaria de vez os africanos, Kudus mostrou mais uma vez que o futebol não tem tanta lógica quanto se espera. O meia ganês recebeu cruzamento rasteiro e cravou pela segunda vez no jogo. 3 x 2 para Gana. Depois de uma partida intensa, a Coreia do Sul sentiu o cansaço e nada mais conseguiu fazer. Placar inalterado e vitória de Gana.

Com o resultado, os ganeses só dependem de si para passar de fase, basta vencer o último jogo. Já os sul-coreanos vão precisar de uma combinação de resultados para sonhar. Gana retorna a campo na próxima sexta para enfrentar a seleção do Uruguai, às 12h. No mesmo horário, Coreia do Sul e Portugal completam o grupo para decidir quem avança para a próxima fase.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube