Projeto Telas em Rede busca fortalecer as lutas dos territórios

Visando potencializar as vozes das periferias da Amazônia e fortalecer as lutas dos territórios, o projeto Telas em Rede busca democratizar o acesso ao audiovisual trazendo, principalmente, a juventude para o debate sobre os assuntos, a exemplo do racismo ambiental.

A primeira etapa é no bairro Pérola do Maicá, e a segunda é no Vista Alegre do Juá, territórios que são fortemente afetados por grandes empreendimentos e que possuem histórias de resistência em defesa do seu povo, da floresta e do rio. Os dois bairros receberão oficinas de comunicação popular com foco no audiovisual durante o período de março a junho tendo que, ao final, produzir filmes sobre suas vivências na região.

“O bairro está inserido em contextos de pressão do mercado imobiliário, avanço do mercado agroexportador, dentre outras ameaças orientadas por interesses privados do grande mercado que desconsidera quem vive nesses territórios e entende a região apenas como mercadoria” conta Yuri Rodrigues que é Educador Popular e coordenador do projeto.

O Telas em Rede – tecendo a comunicação popular nas periferias da Amazônia, é fruto da conexão entre três produtoras audiovisuais: Na Cuia – Produtora Cultural, Negritar Filmes e Produções, e Dzawi Filmes, de Santarém, essa última, tornou- se realizadora do projeto Telas em Rede, na região do Baixo Tapajós.

“Pra mim, esse encontro tem sido muito gratificante, porque a gente também tá discutindo sobre essas questões socioambientais, e o principal impacto que a gente vem lutando é desses projetos de portos que estão querendo se instalar aqui no território, e vai impactar principalmente os pescadores e nós também enquanto comunitários, enquanto produtores e agricultores familiares, e a gente enquanto juventude tem se organizado e vendo como a gente se soma nessa luta” afirma William Victor, que direciona o departamento de juventude da Associação dos Moradores do bairro Pérola do Maicá (AMBAPEM) e é participante do projeto Telas em Rede.

Democratizar os acessos

A democratização da comunicação em territórios amazônicos, principalmente nas periferias, é o que o Telas em Rede busca disseminar com o projeto para que assim os moradores se sintam capacitados para desenvolver produções audiovisuais e mostrar, a partir das suas próprias vivências, o que acontece nos seus bairros, fazendo com que a comunicação se torne aliada na luta em defesa dos seus territórios.

As oficinas são construídas por comunicadores e educadores populares amazônidas da região do Tapajós e Arapiuns, pensando sempre em desenvolver atividades que se encaixem no cenário das periferias da Amazônia. Por isso, são utilizados os próprios celulares dos participantes adaptados com ferramentas acessíveis para que eles consigam produzir materiais de comunicação de onde eles estiverem com os seus próprios equipamentos.

Para acompanhar o trabalho do telas em rede siga @telasemrede no Instagram.