Foto: Reprodução

Jovens do coletivo Máfia das Minas denunciam um episódio de ameaça e agressão ocorrido no último domingo (10), na estação Sapopemba do metrô de São Paulo. Um dos agentes de segurança foi flagrado em vídeo agredindo uma das jovens, depois de ter feito ameaças. Ela filmava a confusão que se estabeleceu no local ao fazer uma denúncia de lesbofobia contra uma das integrantes do coletivo, que foi confundida com um menino ao usar o banheiro feminino.

Em vídeo publicado nas redes do coletivo, Julia Mendes conta que estava com os amigos da Mafia das Minas saindo de um evento que realizaram na Cedeca de Sapopemba. Na estação de metrô, ela foi utilizar o banheiro feminino. Duas funcionárias da limpeza teriam confundido Julia com um menino, chamaram a atenção dela à distância e ela faz um contato visual para reforçar que não havia nada de errado.

“Mesmo após o sinal que foi dado, as funcionárias, por não entenderem a mensagem, comunicam a segurança da estação, que entra no banheiro de forma brutal, socando a porta diversas vezes até conseguir arrombá-la e encontrar Julia utilizando o banheiro, em um situação totalmente constrangedora”, conta em nota Julia Gomes, que testemunhou o ocorrido.

Julia conta que, ainda quando a colega estava dentro da cabine do banheiro, escutava os murros na porta. Do lado de fora um dos amigos tentava avisar que ela era mulher, que foi confundida e estava no seu direito de usar o banheiro. No vídeo gravado, é possível escutar o guarda ameaçando o jovem: “você não é o machão, vamo vê lá fora sem o uniforme”. E em seguida, ele avança com agressão física contra a outra jovem que estava filmando a confusão.

“Até quando mulheres que não performam feminilidade vão passar por isso? Essa é só uma situação, que foi filmada a tempo. E quantas outras já não passaram por isso?”, questionou Julia Gomes.

No vídeo abaixo, Júlia explica com detalhes toda a situação:

A deputada estadual Erica Malunguinho fez a denúncia em suas redes e disse que sua equipe jurídica acompanha o caso. Ela informa que sua equipe conduziu as vítimas para a realização do boletim de ocorrência e que fará uma denúncia formal no âmbito da Secretaria de Justiça e Cidadania contra o Metrô de SP. “Não podemos tolerar que esse tipo de violência seja cometida contra qualquer pessoa. LGBTfobia é crime!”, afirmou.

“Essa é apenas mais uma situação que eu presenciei de violência contra a Julia Mendes”, conta Julia Gomes. “Há um tempo atrás eu e ela voltávamos de um evento que aconteceu próximo ao centro de Mauá, e um homem entendeu que nós éramos um casal e simplesmente deu um murro em suas costas”, denunciou.

“Estou aqui fazendo essa denúncia pois os corpos de mulheres lésbicas são o tempo todo invadidos e invalidados, isso é um absurdo e infelizmente naturalizado, quantas mulheres já não passaram por isso? E o que aconteceu? Nada”.

O coletivo fará na próxima quinta-feira, 14, às 18h, um ato de repúdio à agressão lesbofóbica em frente ao metrô Sapopemba.