Com uma candidatura que surge de baixo pra cima, Camila Marins busca espaço na política para representar movimentos sociais, negros e LGBTs

Foto: Mídia NINJA

Fundadora da Revista Brejeiras e mestranda em políticas públicas em Direitos Humanos pela UFRJ, Camila Marins está candidata a deputada federal pelo PT no Rio de Janeiro e proclama:

“Está na hora da gente mudar, tirar os boy lixo do poder, colocar as sapatonas, as mulheres negras, e mudar essa história”.

Camila conta que sua candidatura surge a partir de um chamado dos movimentos sociais de lésbicas e que Virgínia Figueiredo, primeira candidata lésbica no Brasil nos anos 1990 e referência de luta, reuniu as mulheres na Casa das Pretas e lá definiram, de forma coletiva, a proposição de sua candidatura para ser a representação desses movimentos na política institucional. Desde então vem trabalhando para apresentar suas propostas caso se eleja. “É histórico uma sapatão negra disputando uma vaga no Congresso Nacional e queremos entrar de bonde”, defende Marins.

Como jornalista, também apresentou propostas na área da comunicação, como a defesa da comunica pública e da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, uma política de combate e fiscalização das fake news, o fomento à comunicação popular e comunitária, além do piso nacional para jornalistas.

Camila também tem propostas para mulheres, como a pauta da nacionalização do Projeto de Lei Luana Barbosa de enfrentamento ao lesbocídio, além do combate à fome e a luta contra a militarização nas favelas e periferias.

“Eu acho que os movimentos sociais negros, das mulheres e a população LGBT que estão forçando a inclusão dessa população nas instâncias partidárias.” Camila reforça ainda que essa inclusão não será simples, pois requer um entendimento mais amplo da mudança ética e estética que esses novos corpos na política querem propor. “A gente vive no Brasil uma crise ética e estética que exige de nós, do campo da esquerda, uma mudança séria e profunda”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/camilamarinsrj
▪️ Facebook – facebook.com/camilamarinsrj
▪️ Twitter – twitter.com/camilamarinsrj

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher