Foto: Divulgação / Corinthians

O ex-jogador colombiano Freddy Rincón, ex-meia do Corinthians e Palmeiras, não resistiu após um acidente de carro na madrugada da última segunda-feira e faleceu aos 55 anos. Ídolo do futebol colombiano, Rincón também fez história no Brasil e deixou uma série de fãs surpresos durante a manhã desta quinta-feira (14).

A morte ocorreu no final da noite de ontem (14) em Cali, iniciando a madrugada no horário de Brasília. A notícia foi anunciada por meio de uma coletiva de imprensa no local onde o ex-jogador estava internado.

“A Clínica Imbanaco, com prévia autorização e em companhia dos familiares, se permite informar à opinião pública que, apesar de todos os esforços realizados por nosso corpo médico e assistencial, o paciente Freddy Eusebio Rincón Valencia faleceu no dia de hoje 13 de abril de 2022. Lamentamos profundamente este sensível acontecimento, enquanto estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos, parentes e seguidores. Jamais haverá forma de expressar o que isto significa realmente para nós. Convidamos a todo o país a recordá-lo com alegria por tudo o que nos brindou em vida com suas conquistas desportivas”.

O ex-jogador sofreu um traumatismo craniano depois que o carro em que dirigia foi atingido por um ônibus. Ele chegou a ser operado mas não resistiu.

No Brasil, as redes colocaram os nomes de Rincon e Vampeta entre os mais comentados na manhã de quinta-feira (14). E não é à toa. Ele fez uma dupla inesquecível com o jogador, formando ainda um quarteto de meio-campo imbatível com Ricardinho e Marcelinho Carioca.

“Quando cheguei no Corinthians fui recebido com uma certa desconfiança, por vir do rival. Mas assim que comecei a treinar e jogar sempre fui respeitado. Foi uma experiência muito boa, a torcida do Corinthians é muito fervorosa que sempre empurra e sempre está junto do time”, afirmou Rincón, em entrevista ao Canal de Tiro Libre Oficial em junho de 2020. Ele esteve presente em quatro conquistas do Corinthians.

“Meu amigo se foi para sempre. No seu lugar ficaram estas saudades eternas, que eternamente serão sentidas com muita tristeza. Vai com Deus meu irmão”, escreveu Vampeta.

A imagem de Rincon erguendo a taça do mundo de 2020 pelo timão circula na web um dia após sua morte. Eles foram bicampeões brasileiros (1998/99), venceram o Paulistão de 99 e o Mundial de Clubes de 2000.

Rincon foi um dos maiores jogadores da história da Colômbia, marcando presença em três edições de Copa do Mundo com a seleção “Cafetera” (1990, 1994 e 1998). Marcou gol inesquecível contra a Alemanha na Copa de 1990 e fez dois gols na histórica goleada da Colômbia sobre a Argentina por 5 a 0, no Monumental de Núñez, nas Eliminatórias da Copa de 1994.

Fora do páis-natal, além do Corinthians, fez passagem no Palmeiras (sua primeira experiência fora da Colômbia), Santos, Real Madrid, chegando a comandar São Bento, São José, Iraty e Flamengo-SP.

Ele deixa dois filhos, Sebástian Rincón, de 28 anos, que também é jogador de futebol profissional (atua pelo Barracas, da segundona argentina), e Freddy Stiven.