Lázaro Ramos e o elenco do longa-metragem Medida Provisória contam em entrevista exclusiva à Cine NINJA sobre o processo de construção e recepção do longa que tem sido um dos assuntos mais falados nas redes do audiovisual desde seu pre-lançamento.

O filme traz a história de um Brasil distópico, em que negros são expulsos e enviados à África. É o primeiro trabalho de direção de Lázaro Ramos, para quem o filme é urgente e necessário. “É um alerta sobre coisas que a gente não quer que aconteça no mundo”. Para o ator e diretor, o empoderamento de artistas negros por meio da linguagem é um mecanismo necessário na luta antirracista.

“Quando a gente vai falar sobre a luta antirracista, fazer denúncias sobre o racismo, da nossa identidade, às vezes nós, artistas pretos, não temos a possibilidade de trabalhar linguagem também, que é tão urgente”, disse a Dríade Aguiar, da Mídia NINJA. “A gente não sabe se vai conseguir fazer um outro filme. E esse filme trouxe uma possibilidade”.

Ele reforça que é o filme brasileiro com mais pessoas negras por trás e à frente as câmeras, o que o torna também um símbolo de empoderamento por meio da linguagem audiovisual.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista, que também contou com Taís Araújo, Adriana Esteves, Seu Jorge e Alfred Enoch: