Alunos do Colégio Cristo Rei em Guarapuava, no Paraná, se mobilizaram contra a implementação do Colégio Cívico-Militar. A cidade realizou uma votação para a mudança do sistema de ensino e a troca não foi bem aceita pelos estudantes. Em meio aos protestos, uma audiência pública decidia pela inserção dos militares. Ao fim, 324 votos da comunidade escolar decidiram pelo veto à militarização, contra 200 a favor.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Walter Sferra (@waltersferra)

Conforme Gabriela Victoria de Paula Landes, integrante do Grêmio Estudantil ‘Raízes da Educação’ e aluna do primeiro ano, de 17 anos, não houve consulta prévia aos estudantes. “Eles nem se quer perguntaram pra gente o que achamos sobre isso. Só foram e falaram que iam fazer. Nós alunos temos voz, temos opiniões. Eles nunca deixam falar o que pensamos”, reclamaram os alunos nas redes sociais em publicação da Rede Sul Notícias (RSN). Durante a manhã policias e representantes do Núcleo de Educação tentaram desmobilizar a manifestação.

Ainda conforme a RSN, o Núcleo Regional de Educação (NRE) afirmou que o projeto cívico-militar não previa a demissão ou substituição de docentes ou funcionários, mas a vinda de 18 militares da marinha, exército e aeronáutica. Os estudantes, contudo, aos gritos de “Fora, Militar”, rejeitavam justamente a ocupação militar no colégio onde estudavam. Docentes contam que aquela é a primeira vez que a comunidade de Guarapuava rejeitava a implementação de um colégio militar na cidade.