Foto: Reprodução / Twitter

Centenas de estudantes do ensino médio da Kennedy Catholic High, em Seattle, nos EUA, fizeram uma ampla paralisação na escola contra a demissão de dois professores, um gay e uma lésbica, depois que eles ficaram noivos de seus parceiros. A comunidade protesta que eles foram forçados a sair da escola.

O professor de inglês Paul Danforth e a treinadora de futebol Michelle Beattie já tinham a orientação sexual conhecida por seus alunos. A escola informa que eles deixaram seus empregos na Kennedy Catholic High voluntariamente. O noivo de Danforth, Sean Nyberg, no entanto, disse que o professor foi forçado a sair logo após ficar noivo no dia 1º de novembro. Michelle também havia ficado noiva logo antes de sua demissão.

Ele gay, ela lésbica. Seria coincidência a demissão logo após ficarem noivos de seus parceiros?

Os alunos não ficaram quietos e ocuparam os corredores da escola em protesto. Mais tarde, eles levaram o protesto para o lado de fora da escola, onde se juntaram a seus pais. O contrato da escola prevê a revogação caso “o estilo de vida do professor for incompatível com os valores morais católicos ou se sua conduta estiver em desacordo com o ensino católico”. Embora alguns dos pais certamente estivessem cientes dessa cláusula, eles nunca pensaram que a escola realmente agiria de acordo com isso e viram isso como injustiça.

Erika Dubois, mãe de um dos alunos que ajudou a planejar a paralisação, disse que nunca esperava que a escola realmente agisse de acordo com a cláusula mencionada. “Ela seria aplicada se um professor se divorciasse e se casasse novamente? Ou se teve filhos fora do casamento?” Ela também acrescentou que está “triste com a mensagem que isso envia aos estudantes LGBTQ: ‘Nós amamos e aceitamos você, mas não podemos empregá-lo'”.

O noivo de Paul Danforth, Sean Nyberg, também estava convencido de que os alunos foram extremamente corajosos em agir e disse que era “mais corajoso do que qualquer coisa que eu já vi qualquer adulto fazer. A motivação e a vontade de talvez se meter em encrencas é bastante inspiradora. E que o resto do mundo esteja assistindo”.

Foto: Reprodução

Texto e imagens via Bored Panda