Foto: Reprodução

Durante o ato contra o presidente Jair Bolsonaro em Brasília, que acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil neste sábado (9), um dos policiais militares foi flagrado em vídeo falando aos colegas: “Essas indiazinhas com peitinho do lado de fora”. Ele disse referindo-se a centenas de mulheres indígenas que se somavam às manifestações.

Publicado pelo comunicador indígena Tukumã Pataxó, o vídeo que mostra um agente público agindo com machismo em relação ao corpo das mulheres indígenas teve diversos comentários em repúdio aos policiais militares do Distrito Federal. “Até quando nossos corpos território serão violados, até quando o corpo da mulher indígena será fetichizado?”, escreveu o autor do vídeo. “Que violência!”, “nojo”, “escrotos” foram outros comentários.

Confira abaixo:

Na ocasião, milhares indígenas que estavam acampados na capital federal para o Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização indígena do país, se preparava para uma grande mobilização contra Bolsonaro e pela defesa de seus direitos. Desde o começo, com a imposição de uma revista em todos os indígenas que participavam do ato, os manifestantes já apontavam racismo institucional pelos agentes do DF.

Conforme as lideranças, desde o início do ATL as instituições do Estado tentam desmobilizar a luta dos povos apresentando novos obstáculos para a realização das atividades previstas.

“Cantamos alto para derrubar de vez o governo do ódio e da morte”, escreveu a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil ao compartilhar as imagens da manifestação. “A nossa marcha se soma na tarde deste sábado, 09/04, ao Ato Nacional Fora Bolsonaro. Somos mais de 7 mil indígenas de todos os biomas do Brasil, retomando as ruas da capital para reconstruir a democracia, aldear a política e demarcar nossos territórios”.