Foto: Reprodução

Will Smith renunciou à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após o episódio envolvendo sua reação na última cerimônia do Oscar com um tapa no rosto do humorista Chris Rock após uma piada que ofendeu Jada Pinkett Smith.

A informação é da revista Variety, que citou o caso como a crise mais grave da carreira de Will Smith, envolvendo como a organização por trás do Oscar tem atuado para lidar com as consequências da briga. Em um comunicado, Smith chamou suas próprias ações de “chocantes, dolorosas e imperdoáveis” e disse que aceitará quaisquer consequências adicionais que o Conselho da Academia considere apropriadas.

“A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa”, disse Smith. “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido”.

Smith também disse que suas ações ofuscaram outros vencedores do 94º Oscar.

“Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, afirmou, concluindo com “mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que eu nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”.

Durante a cerimônia, Smith subiu ao palco e estapeou Rock durante a transmissão depois que o humorista fez uma piada sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith, comparando sua cabeça raspada com o corte de cabelo usado por Demi Moore em “GI Jane”. Pinkett Smith sofre de queda de cabelo devido à alopecia.

A Academia disse mais tarde que pediu a Smith que deixasse a cerimônia e ele recusou. No entanto, fontes disseram à Variety que os líderes da organização nunca solicitaram formalmente que ele fosse expulso e o produtor Will Packer pediu que ele ficasse. Durante uma aparição no GMA na sexta-feira, Packer disse que Smith deveria ficar a pedido do próprio Chris Rock.

É uma narrativa muito emaranhada sobre o que exatamente aconteceu nos bastidores. O certo é que Smith acabou ficando no Dolby Theatre, onde ganhou o prêmio de melhor ator por sua atuação em “King Richard”. Em um discurso emocionado, Smith parecia tentar justificar suas ações dizendo que sua explosão foi resultado dos mesmos instintos protetores que levaram seu personagem no filme, Richard Williams, a empurrar suas filhas, Venus e Serena Williams, para ter sucesso no mundo do tênis.

Seu discurso, o fracasso inicial em se desculpar com Rock e sua decisão de participar da festa da Vanity Fair após a premiação não agradou a alguns membros da Academia.

Na segunda-feira, Smith finalmente se desculpou com Rock, dizendo: “Eu estava fora da linha e estava errado”. Ele acrescentou que reagiu emocionalmente porque “uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim”.

Depois de inicialmente oferecer uma declaração que dizia que não tolerava a violência, a Academia seguiu com duas declarações subsequentes que criticaram Smith com mais veemência. Na quarta-feira (30), o grupo disse que Smith violou os padrões de conduta da Academia e que tinha 15 dias para fornecer uma resposta por escrito explicando suas ações.

Fonte: Variety