Gustavo e Luiz, jovens negros de 19 e 24 anos respectivamente, presos injustamente em São Paulo há cerca de um mês, conseguiram a revogação da prisão preventiva e foram soltos na noite desta sexta-feira (1).

“Escute esse choro e ouça no seu coração a batida do trauma… esse som desse rapaz chorando deveria morar na sua mente!”, escreveu o influenciador AD Junior ao compartilhar o vídeo. “Esses dois irmãos, foram presos sem terem feito nada, uma acusação infundada e sem base”.

Os jovens estavam comemorando o aniversário de um amigo com o pai no momento da ocorrência em que foram acusados, quando foram presos em um bar em Diadema. Eles foram levados injustamente pelo roubo de dois carros, entre Taboão e São Bernardo do Campo, que foram encontrados por meio de sistema de rastreio no bar onde estavam os garotos.

Ambos estão presos há um mês. A família dos jovens iniciou por conta própria uma investigação para provar a inocência deles. Reuniram as imagens das câmeras de segurança e conseguiram comprovar que ambos estavam no bar por horas antes do crime e no horário do ocorrido. Quando o carro roubado passa no bar onde eles estavam, é possível ver os jovens dentro do estabelecimento.

Profissionais que acompanham o caso reforçam a abordagem racista que levou Luis e Gustavo à prisão. Uma página no Instagram foi criada para noticiar e denunciar mais essa injustiça feita contra os jovens.

Jovens presos injustamente há um mês por roubo de carro conseguem alvará de soltura

“Consegui provar a inocência do Kaique”, advogado chora após vitória contra racismo

“Tiraram a minha dignidade”. Preso injustamente há dois anos, violoncelista emociona em depoimento na TV