Arrecadação também será usada para um festival de música preta e LGBT+ aliada à causa

Foto: Divulgação

Uma iniciativa do rapper Lil Nas X arrecadou quase US$ 500 mil (equivalente a R$ 2 bi) para organizações de prevenção e combate ao HIV/AIDS.

Para comemorar o lançamento de seu álbum de estreia em setembro passado, o rapper conectou cada uma das músicas do álbum a um grupo diferente sem fins lucrativos por meio de parceria com a Gilead COMPASS Initiative, que trabalha para lidar com a epidemia de HIV/AIDS no sul dos Estados Unidos.

Mais de 175 mil pessoas foram auxiliadas no acesso a cuidados de saúde de qualidade pelas organizações vinculadas, com 13 mil tendo se tornado líderes da causa no sul dos EUA por meio delas.

Em um anúncio em 29 de março, a Normal Anomaly Initiative, uma organização sem fins lucrativos com sede em Houston dedicada a ajudar pessoas negras e LGBT+, disse que o projeto arrecadou quase meio milhão de dólares para os beneficiários da iniciativa.

Apesar de representar apenas 13% da população, os negros americanos respondem por 40% dos novos diagnósticos de HIV como resultado de racismo, marginalização social e obstáculos no acesso à saúde, entre outras coisas.

“As comunidades em todo o Sul, como meu estado natal, a Geórgia, estão sendo transformadas pelo trabalho dos bolsistas do COMPASS”, explicou Lil Nas X. “O ‘registro de bebês’ de Montero foi criado para enviar recursos a grupos de base que atendem os mais vulneráveis. Os fundos arrecadados irão para pessoas que vivem com HIV e inspirarão uma nova geração de líderes que continuarão pressionando pela educação sobre o HIV e, um dia, pela cura”.

Black Queer Festival

A Normal Anomaly Initiative oferece “testes de HIV, testes em casa, transporte para consultas e entrevistas de emprego, oportunidades de assistência ao emprego, aulas de educação sexual, libertação e afirmação LGBTQ+ e eventos para elevar autoestima de pessoas negras, queer+ e sua cultura”, de acordo com um comunicado de imprensa sobre o dinheiro arrecadado.

Em 30 de abril, ele sediará o Black Queer+ Advancement Festival, que oferece um espaço seguro para celebrar vidas negras e LGBTQ+.

Conforme entrevista ao Gay Times, Ian L. Haddock, diretor executivo da The Normal Anomaly Initiative, elogiou a estrela de Old Town Road por usar “sua plataforma para inspirar e amplificar globalmente vozes negras e queer por meio de sua música e filantropia”.

Haddock continuou: “A Normal Anomaly Initiative agora é capaz de pagar esse ato de amor próprio e bondade por meio de um evento musical nosso”.

“O Black Queer+ AF Music Festival é o primeiro festival de música Black LGBTQ+ de Houston que apresenta uma programação totalmente negra, queer e aliada que reunirá nossa comunidade por meio de entretenimento e educação sobre HIV”.

Fonte: Gay Times