Joe Biden disse ainda que os EUA vão se esforçar para reprimir tráfico de madeira ilegal (Cameron Smith/Casa Branca)

 

Ao discursar no Dia da Terra, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden falou sobre as ações de política ambiental que seu governo vem desenvolvendo e alfinetou o ex-presidente, Donald Trump, dizendo que os EUA retomaram a posição de vanguarda na América.

“Reafirmamos a liderança no clima após quatro anos de um governo que negou a crise climática e que houvesse qualquer necessidade de fazer algo sobre o meio ambiente”. Ele disse ainda que uma comparação entre mapas da América do Norte de 1620 e o de hoje revela que muito foi devastado e que por isso, anunciava uma ordem executiva que visa a conservação e florestas nos EUA.

Foi então que citou a Amazônia e disse que é preciso ajudar países de terceiro mundo. De pronto corrigiu: “nem todos são do terceiro mundo, alguns são na África e na América do Sul”.

“Você sabe, nossas florestas são os pulmões do nosso planeta. Eles literalmente estão reciclando e reciclando CO2 fora da atmosfera. Isso é o que elas fazem. A propósito, eu passei um tempo na Amazônia, na Colômbia e no Brasil, e adivinha? Mais carbono é retirado do ar na Amazônia – aquele sumidouro de carbono – do que cada pedaço de carbono que é gerado diariamente em todos os Estados Unidos em todas as fontes”.

Os sumidouros retiram gases de efeito estufa da atmosfera, armazenando-os por um período de tempo. Assim, realizam o sequestro de carbono, atuando como ralos, retirando da atmosfera mais carbono do que emitem. Além das florestas, oceanos são sumidouros de carbono.

“Então, o que deveríamos estar fazendo e estou tentando fazer – e talvez eles não gostem disso – é pagar aos brasileiros para não derrubarem sua floresta”, justificando que os EUA também são beneficiados. “Os países industrializados têm que ajudar”.

Joe Biden enfatizou ainda que os cientistas estimam que a proteção e restauração de nossas terras e águas naturais podem fornecer mais de um terço da solução para a mudança climática.

Ele disse que a ordem executiva que assinava à ocasião, para conservação de florestas, atinge o mercado internacional, relembrando Glasgow (COP26).

“Isso é parte dos compromissos de proteção florestal da proposta que fiz na Escócia, em Glasgow. Consegui que 140 países concordassem e nós representamos 90% da floresta do mundo todo”.

Biden disse ainda que seu país vai se esforçar para reprimir o tráfico de madeira ilegal e produtos vindos de áreas desmatadas ilegalmente.