Foto: Divulgação / Deserto Particular

Deserto Particular, do diretor baiano Aly Muritiba, venceu o prêmio de Melhor Película Ibero-Americana da 40ª edição do Festival Internacional de Cinema do Uruguai. O longa-metragem concorreu com outras nove produções de países da ibero-américa.

O filme tem tido um percurso formidável. Após ganhar o prêmio do público na Mostra Venice Days, da 78ª edição do Festival de Veneza, o longa quase foi escolhido pelo Oscar e tem representado o país em diversos festivais, somando 20 países ao redor do mundo.

Recentemente, o filme foi exibido no Mooov Film Festival, na Bélgica; no Barcelona International LGTIB Film Festival, na Espanha; no Festival Internacional de Cinema de Praga, na República Tcheca; no Sydney Film Festival, na Austrália; e no Internacional Istanbul Filme Festival, na Turquia, passando por competições em mais de 20 países.

A história traz dois personagens centrais, a começar por Daniel (Antonio Saboia), um policial curitibano que parte ao sertão da Bahia para encontrar Sara, uma mulher com quem ele se relacionou pela internet. O filme ganha outra dimensão quando somos levados à cidade de Sobradinho e apresentados a Robson em uma trama apaixonante e surpreendente.

O longa está no catálogo da HBO MAX.