Foto: Mídia NINJA

A história da escravidão faz parte da história da sociedade portuguesa. Portugal foi o primeiro país a começar com o comércio transatlântico de pessoas, principalmente vindas da África. Estimativas não oficiais chegam a sinalizar que cerca de 30 milhões de pessoas foram tiradas da África para serem vendidas como escravas desde o século XIV. O Império português foi responsável por grande parte desse comércio. Mesmo com números na casa dos milhões, esta ainda é uma história pouco falada pelos portugueses. Para turistas então, não se toca no assunto.

Para contar mais detalhes dessa exploração, Naky Gaglo nascido no Togo, criou há 4 anos o @africanlisbontour , uma excursão em Lisboa em que compartilha informações sobre como esse comércio foi feito, mostrando alguns legados da presença africana em Portugal. Para Naky é importante falar sobre a história do povo negro escravizado durante séculos e que é escondida.

Assim, numa caminhada e conversa de quase 5 horas, pudemos entender a origem de algumas questões como racismo, discriminação e segregação de ontem e hoje em Portugal. Conhecemos também parte da história da resistência e luta do povo negro em Lisboa.

Se você está ou planeja ir a Lisboa, não deixe de conhecer a história de resistência do povo negro. Acesse www.africanlisbontour.com

Foto: Mídia NINJA