Data do julgamento deve ser definida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes

Foto: Marcos Corrêa/PR

O corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, deu permissão para o julgamento de uma ação que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Agora, cabe ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, agendar a data para o julgamento. A ação em questão trata de uma reunião realizada por Bolsonaro com embaixadores, quando ele era presidente e pré-candidato à reeleição, na qual fez acusações infundadas e absurdas contra o sistema eleitoral.

Ao liberar o processo para análise, Gonçalves apresentou ao tribunal um relatório detalhado com todos os procedimentos realizados durante a ação, incluindo a coleta de provas e as alegações das partes envolvidas, bem como do Ministério Público Eleitoral.

O PDT acionou o TSE, questionando a conduta de Bolsonaro na referida reunião com os embaixadores no Palácio da Alvorada, ocorrida em julho do ano passado. Na ocasião, o ex-presidente fez declarações infundadas que levantaram dúvidas sobre a segurança das urnas e do processo eleitoral.

Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, houve abuso de poder por parte do ex-presidente, que não deveria ter utilizado recursos do Estado para disseminar informações falsas sobre as eleições.

*Com informações do G1