Os 5 jovens que estão em campanha para viabilizar seu deslocamento até a conferência internacional para apresentar seus trabalhos

Desde sua primeira edição em 2008, a Conferência Race|Sex|Power (Raça | Sexo | Poder), mapeou os trabalhos acadêmicos sobre sexualidade nas comunidades negra e latino-americana nos EUA, inaugurando um subcampo acadêmico que alcançou impactos significativos em todo o mundo. Em 2018 ela acontece num contexto desafiador para esses temas, onde os corpos negros estão cada vez mais sexualizados ao passo que as pessoas negras tem se sentido cada vez mais empoderadas de seus corpos e sexualidades. Esse ano também tem o desafio de ampliar o alcance para comunidades indígenas, asiáticas e outras etnias, nos EUA e transnacionalmente.

A conferência acontece em Chicago nos dias 6 e 7 de abril.

Dentre os trabalhos mapeados para se apresentar na conferência, cinco jovens LGBT brasileiros foram selecionadas. Shirlei Santos, Claudenilson Dias, Jéssica Ipólito, Aline Nascimento e Ariana Silva foram convidados pra apresentar seus trabalhos e entre os temas abordados pelos estudantes estão o rap feito por mulheres lésbicas e negras na América Latina e sociabilidade pessoas trans em comunidade de terreiros em Salvador.

Para garantir a representatividade do Brasil, os estudantes lançaram a campanha #5emChicago, para levantar fundos para cobrir as despesas de deslocamento, alimentação e estadia, que não são cobertas pela conferência e que giram em torno de 30 mil reais, porque também incluem visto, passaportes.

A presença desses jovens numa conferência como essa é uma forma de driblar o preconceito que tira muitos jovens negros LGBTS dos espaços de poder, especialmente os acadêmicos, porque além de colocar como racismo reverso as cotas, esquece o recorte de classe que os retira de oportunidades como essa por não conseguirem custear tais despesas. A presença desses jovens ajuda a colocar a Bahia e o Brasil cada vez mais nesses locais, que ainda são muito elitizados

É possível fazer parte dessa rede de apoio doando diretamente para a conta:
Banco do Brasil
Conta Poupança
Shirlei Santos de Jesus Silva (se precisar de CPF, inbox por favor)
Agência: 0346-8
Conta: 66660-2

E também divulgando a campanha criada por eles: