Capela de Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Igrejinha, fica no município de Araras, em São Paulo. Ninguém foi preso

Capela de Araras é vandalizada e Diocese repudia intolerância religiosa — Foto: Arquivo Pessoal

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como “Igrejinha” e situada na zona rural de Araras (SP), sofreu um ato de intolerância religiosa e depredação no último sábado (29),

O invasor utilizou um maçarico para danificar a porta e invadir a capela, localizada na Avenida Fábio da Silva Prado, no bairro Elihu Root. Dentro do recinto, pertencente à Paróquia São Benedito e com mais de um século de história, as imagens dos santos foram derrubadas, as paredes foram pichadas com questionamentos às divindades e foi escrito que a “terra é plana” – teoria conspiratória já desmentida por especialistas.

“Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal aqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha”, foi pichado em uma das paredes. Em outro lado, o autor do ataque escreveu: “a terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)” e “detalhe importante, a bíblia também diz que a terra é plana”, seguido de citações bíblicas.

Até o momento, nenhum suspeito foi identificado, mas a Polícia Civil investigará os crimes de ultraje a culto, pichação de monumentos urbanos e dano. Um representante do local registrou um boletim de ocorrência.

Na parede lateral do lado de fora, o criminoso escreveu: “A terra é plana, pesquise”.

Nota da Diocese

“A Diocese de Limeira repudia veementemente a manifestação de intolerância religiosa cometida, no último fim de semana, contra a capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, localizada na zona rural de Araras e que pertence ao território da paróquia São Benedito.

A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso.

Em tempos de um comportamento social agressivo, onde destaca-se a violência, o preconceito e a intolerância ao próximo, devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião.

Que a bandeira da paz, do respeito às manifestações religiosas e do amor ao próximo seja a bandeira a ser empunhada por todos nós”.

*Com informações do G1