Talisca Reis: Foto: Washington Alves/COB Reprodução Twitter @cbtkd

Por Beatriz Pinheiro / PanAmericana

No encerramento das atividades do sábado (27) pelos Jogos Pan-Americanos, as mulheres brasileiras trouxeram mais conquistas importantes. Talisca Reis faturou uma prata no Taekwondo, Flávia Saraiva e companhia levaram o bronze por equipes na ginástica e Iêda Guimarães garantiu seu lugar nos Jogos de Tóquio 2020, enquanto as meninas do handebol confirmaram a vaga na semifinal com 100% de aproveitamento.

A disputa no Taekwondo começou direto nas quartas de final para Talisca Reis, devido a sua posição no ranking da categoria até 49kg. No primeiro confronto, diante da americana Monique Rodriguez, a brasileira saiu em desvantagem, mas buscou a recuperação para vencer a luta por 29 a 21. Pela semifinal, encarou a colombiana Andrea Ramirez em luta duríssima, na qual nenhuma das duas atletas pontuou nos dois primeiros rounds. A decisão da finalista aconteceu no golden score, com Talisca avançando após duas penalidades em desfavor da adversária.

Na final inédita para o Brasil, o desafio foi contra a mexicana Daniela Souza, e uma derrota por 4 a 1 deixou a brasileira com a prata. Andrea Ramirez, da Colômbia, e Monique Rodriguez, dos Estados Unidos, completaram o pódio, com bronze.
Competindo na terceira e última subdivisão, ao lado das americanas e das donas da casa, e sem Jade Barbosa, a equipe de ginástica do Brasil passou por quase todos os aparelhos com apenas três atletas: Flávia Saraiva, Thais Fidélis e Carol Pedro, ou seja, sem direito a nota de descarte. Lorrane dos Santos participou apenas da prova nas barras assimétricas, seu aparelho de especialidade.

Bronze da ginástica. Créditos: Jonne Roriz/COB Reprodução Twitter @timebrasil

Após passar pelo salto e barras assimétricas, as brasileiras terminaram a segunda rotação na vice-liderança da classificação geral, porém, quedas de Thais Fidélis e Flávia Saraiva na trave pesaram na colocação brasileira, que caiu para a oitava posição. Mesmo assim, os percalços não foram problema para as duas, que levantaram não apenas o ginásio em suas apresentações de solo, mas também a nota do Brasil na classificação geral, garantindo a medalha de bronze. Estados Unidos e Canadá levaram o ouro e a prata.

Quase!

Não foi possível ter uma brasileira no pódio após as disputas do pentatlo moderno, mas já é garantido que haverá uma representante do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Iêda Guimarães ficou com o quarto lugar na classificação geral, com um total de 1307 pontos, o melhor desempenho entre as sul-americanas, carimbando o passaporte para o Japão.

Iêda Guimarães. Foto: Reprodução Twitter @EsporteGovBR

Iêda saiu da quinta colocação após as provas de esgrima e natação e pulou para a vice-liderança com o desempenho no hipismo, mas perdeu posições após as disputas da corrida e do tiro com laser. A campeã pan-americana no pentatlo moderno foi a mexicana Mariana Arceo Gutierrez, seguida da americana Samantha Achterberg, medalhista de prata, e a cubana Leydi Lopez, que ficou com o bronze. As brasileiras Isabela de Abreu e Priscila Oliveira ficaram com o sexto e 11º lugares na classificação.

O Brasil também chegou perto do bronze no levantamento de peso, categoria até 49kg, com Natasha Rosa, mas acabou fora do pódio. A atleta, que entrou extremamente concentrada na disputa, somou 176 kg no geral, apenas 1kg atrás da dominicana Santa Cotes Villa, que faturou o terceiro lugar. Quem ficou com o ouro foi a dominicana Beatriz Piron, que além do topo do pódio, também bateu o recorde pan-americano ao somar um total de 193kg. A colombiana Ana Iris Segura ficou com a medalha de prata.

Dentro de quadra

A seleção feminina de handebol entrou com tranquilidade para sua terceira partida pelos Jogos Pan-Americanos, embalada pelas duas vitórias consecutivas. Diante de Porto Rico não foi diferente, mantendo os 100% de aproveitamento após triunfo por inquestionáveis 40 a 16. O resultado confirma o Brasil no duelo pelas semifinais, que acontecerá na segunda-feira (29),
Já no basquete 3×3, após sofrer derrota de virada para a República Dominicana na tarde deste sábado (27), pelo placar de 15 a 12, a seleção brasileira voltou à quadra para o segundo confronto do dia. A equipe se recuperou e conseguiu superar a Venezuela por 22 a 20. Diante dos Estados Unidos, porém, o Brasil sofreu novo revés, desta vez por 21 a 7. A equipe volta à quadra neste domingo (28), para encarar Argentina e Uruguai.