Funcionários da Receita apresentaram uma denúncia sobre as pressões exercidas pelo ex-chefe para a liberação das joias de Bolsonaro

(crédito: Edu Andrade/Receita Federal)

O ex-secretário da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, envolvido no escândalo das joias sauditas, das quais o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou se apropriar ilegalmente, apresentou sua renúncia ao cargo de auditor fiscal.

Embora sua exoneração tenha sido publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10), ela foi posteriormente revogada pelo atual chefe do órgão, Robinson Barreirinhas, que alegou a existência de uma investigação preliminar sumária na corregedoria do Ministério da Fazenda.

Funcionários da Receita apresentaram uma denúncia sobre as pressões exercidas pelo ex-chefe para a liberação de um estojo contendo joias femininas avaliadas em R$ 16,5 milhões. As joias foram apreendidas pela Receita no Aeroporto de Guarulhos (SP) em outubro de 2021, após serem encontradas escondidas em uma mochila de um assessor do então ministro de Minas e Energia (MME), almirante Bento Albuquerque.

Pressão

Posteriormente, Gomes pressionou o delegado da Receita em Guarulhos pela devolução dos itens apreendidos, que recusou o pedido por falta de previsão legal. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, ele também usou atos extraoficiais, como mensagens de texto e de áudios por WhatsApp, telefonemas e e-mails, para pressionar servidores de diversos departamentos, com o mesmo objetivo de reaver as joias. Para os servidores da Receita, o ex-chefe teria “calculado” a utilização das mensagens eletrônicas, no sentido de evitar “rastros” oficiais das pressões.

As pressões ocorreram até o dia 29 de dezembro do ano passado. No dia seguinte, o governo Bolsonaro nomeou Gomes para um cargo no exterior. Ele foi indicado como adido da Receita, em Paris, em 30 de dezembro do ano passado. Naquele momento, o escândalo das joias ainda não tinha vindo à tona. Mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, relatou que a criação desse cargo lhe pareceu ‘uma coisa muito imprópria’, e mandou cancelar a nomeação do ex-chefe da Receita.

*Com informações da Rede Brasil Atual