Foto: Marcos Corrêa/PR

A bancada do PSOL na Camara dos Deputados assinou nesta quinta-feira (16) uma denúncia enviada à ONU e à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descontinuidade das políticas de saúde no Brasil por meio da demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde.

“Nesta representação chamamos a atenção para a demissão do então ministro da Saúde como uma demonstração de como o presidente Bolsonaro ataca aqueles que seguem as medidas sanitárias recomendadas pela OMS”, declara a deputada Fernanda Melchionna, líder do PSOL. “Estamos diante de um governo criminoso que se opõe permanentemente às medidas necessárias e urgentes e opta por um comportamento anticientífico”.

Conforme a denúncia, “as ações de Bolsonaro desrespeitam as obrigações do Brasil de acordo com a Constituição da OMS, o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e o espírito geral da cooperação global contra doenças pandêmicas”. Os deputados pedem ainda à OMS uma desaprovação pública das ações e declarações do presidente brasileiro.