Foram 32 mulheres negras, cis e trans de 4 regiões do país, eleitas e comprometidas com a Agenda Marielle Franco

Foto: reprodução/Instituto Marielle Franco

Cerca de 32 deputadas negras, cis e trans da Bancada Marielle, entre federais e estaduais, tomaram posse na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas estaduais. “Em 2023, vamos resistir e avançar com as pautas importantes para o nosso povo, com uma agenda coletiva para a construção de um futuro comum”, disse o Instituto Marielle Franco.

A bancada é formada por políticas  que assumiram o compromisso com as causas defendidas pela vereadora assassinada no Rio de Janeiro em 2018. Marielle lutou contra o racismo, pelo direito das populações das periferias do Rio, sobretudo pelas mulheres e pelos direitos das pessoas LGBQIA+;

As deputadas Laura Sito (PT-RS, Dani Balbi (PCdoB-RJ), Dani Portella (PSOL-PE) e Leci Brandão (PCdoB-SP) compõe mandatos nas assembleias estaduais.

Entre os nomes que irão compor a bancada federal,estão: Benedita da Silva (PT-RJ), Erika Hilton (PSOL-SP), Carol Dartora (PT-PR) e Jack Rocha (PT-ES).

A iniciativa foi lançada em 2020 pelo Instituto Marielle Franco, criado para defender o legado da socióloga. Até o momento as autoridades não apontaram a motivação e quem foi o mandante do assassinato, embora um suspeito de ter sido o autor dos disparos tenha sido preso.

De acordo com o Instituto, um projeto para novas adesões de parlamentares será feito.
Saiba mais, acesse: https://www.agendamarielle.com/.

Leia mais:

Bienal da UNE é aberta no Rio com pauta de reconstrução da educação

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (2)

 

MPF pede prisão de Sikêra Jr. e multa por crime de racismo

Comunidade é contra militarização de escola pública em Várzea Grande (MT)