Foto: Mídia NINJA

Por Valentini Luccan Petrovsky

Neste domingo (31/07) aconteceu na capital do Espírito Santo, Vitória, a 11ª edição do Manifesto LGBTQIA+, organizada pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold). O evento marcou o encerramento da 5ª Semana da Cidadania LGBTQIA+ de Vitória e teve como tema este ano o bordão em homenagem a mulher trans Cleópatra Santa: “Close, Close, Close”.

O evento começou com uma marcha exaltando a cultura afro-brasileira conduzidos pelo Bloco Afrokizomba, que saiu do Mercado da Vila Rubim, no centro da capital capixaba, em direção ao Sambão do Povo. Ali se deu início a celebração com várias atrações musicais e artísticas, entre elas a Bateria de Escola de Samba Novo Império (escola de samba ganhadora do Carnaval de Vitória 2022), Afronta MC, Grupo Olhar de Sedução, DJ Le Freak e um concurso de drag queens valendo premiações.

O evento teve patrocínio do Governo do Estado, Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FUNCULTURA), da Skol Beats e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Foto: Mídia NINJA

Segundo estimativas dadas durante a parada e confirmado por Deborah Sabará, a coordenadora de Projetos da Associação Gold, a Parada e Manifesto LGBTQIA+ deste ano chegou a mais de 10 mil pessoas, superando a marca da última edição do manifesto que teve a estimativa de 6 mil pessoas em março de 2019.

Durante a parada houve uma campanha de conscientização contra a transfobia — inclusive dentro da comunidade LGBTI+ — além de conscientizar sexo seguro com distribuição gratuita de preservativos para o público do evento, assim como enfáticos discursos contra o racismo, a LGBTfobia, contra o estigma a pessoas soropositivas e o voto contra Bolsonaro nessas eleições. A população do evento também levantou o “Fora Bolsonaro”, grito de ordem na maioria das manifestações políticas do país. Houve a presença de lideranças políticas, centenas de ativistas e artistas, organizações — como o Mães pela Diversidade — mídia local e pessoas que vieram de outras cidades e estados.

A população presente também levou vários cartazes, broches e adesivos com mensagens de orgulho e resistência política, bandeiras dos movimentos, seus corpos pintados, adereços artísticos com as cores do arco-íris. A linguagem não binária e inclusiva também esteve presente nos discursos e em algumas placas reconhecendo a diversidade de gênero da comunidade.

Foto: Mídia NINJA

O manifesto contou com uma rede vasta de comércios com comidas e bebidas, itens, copos e bandeiras com as cores do movimento LGBTQIAP+, além de bandeiras específicas do movimento bi, pan, lésbico e trans, assim como toalhas estampadas com a foto do ex-presidente Lula com as cores do orgulho e da diversidade.

A equipe da Mídia NINJA e sua rede de colaboradores FOdA (Dríade Aguiar, Ana Pessoa, Ian Bob, Lisa Brito, João Marchiore, Bernardo Costta e Valentini Petrovsky) estiveram presente no local e fizeram cobertura do evento. Confira as fotos abaixo:

Fotos: Mídia NINJA
Fotos: Mídia NINJA
Fotos: Mídia NINJA
Fotos: Mídia NINJA
Fotos: João Marchiore e Bernardo Costa / @planetafoda
Fotos: Bernardo Costa / @planetafoda
Fotos: Bernardo Costa / @planetafoda
Fotos: Bernardo Costa / @planetafoda
Fotos: Bernardo Costa / @planetafoda