Foto: Agatha Pauer

Por Jonathan James

A cidade de Limeira, localizada no interior de São Paulo, realizará a Oficina LGBTQIAP+ gratuita que se iniciará no dia 28 de junho em uma homenagem ao Dia do Orgulho de nossa comunidade. Intitulada “Arte Brasileira Queer”, os encontros serão todas as terças-feiras durante duas horas com duração de aproximadamente dois meses e ocorrerão no Prédio do Museu Major José Levy Sobrinho, importante patrimônio público da cidade, onde funciona a Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (EMCEA), que sediará a oficina. Serão 10 encontros, sempre das 19h às 21h.

As aulas serão ministradas por Jonathan James, profissional licenciado em Artes Visuais, além de já ter formação técnica em Produção de Moda e cursos livres relacionados a educação e cultura, pretendendo dessa forma utilizar essas diversas temáticas e linguagens artísticas para a composição narrativa do curso.

Quanto ao cronograma desenvolvido, a partir de imagens e dados referenciais, a oficina percorrerá cronologicamente nossa história brasileira desde a colonização até os dias atuais, destacando acontecimentos históricos, lugares, obras culturais e pessoas que inspiraram, lutaram e resistiram para a afirmação política e coletiva de nossa comunidade queer, destacando também pessoas locais e da região que são um símbolo de inspiração e representatividade.

O projeto em si é uma parceria com a Secretaria da Cultura por meio de edital da Prefeitura Municipal de Limeira e marca significantemente não apenas o município em questão, mas toda uma estrutura histórica, patrimonial e educativa ao nos apropriarmos politicamente em um espaço público para realizar diálogos e reflexões sobre nossas vivências, existências e resistências.